1 de dez. de 2010

Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS

     Hoje é o Dia Mundial da Prevenção Contra a AIDS, uma doença realmente muito ruim, que deixa a pessoa péssima, e deve ser previnida para que cada vez menos pessoas fiquem doentes.

     1º de dezembro é o dia mundial de prevenção contra a AIDS, essa data foi instituída pela ONU, no Brasil desde 1988, afim de que fosse um dia de batalha para fazer com que cada vez menos pessoas fossem contaminadas com o vírus da AIDS (HIV), e também para lutar contra o preconceito que ainda ocorre com os portadores do vírus.
     A AIDS se caracteriza por perda de peso acentuadas, se sentir fraca e por uma drástica diminuição no número de linfócitos T auxiliadores (CD4), justamente as células que ativam os outros linfócitos que formam o exército de defesa do corpo. O organismo da pessoa que possui o vírus HIV torna-se incapaz de produzir anticorpos em resposta aos antígenos mais comuns que nele penetram. 
     Meios de se contrair AIDS: Tendo relações sexuais sem uso de preservativo com alguém que tenha o HIV; O vírus pode estar no sangue, sêmen ou secreções vagin ais da pessoa e pode entrar no seu corpo através de pequenos cortes ou feridas na pele, revestimento da vagina, pênis, reto ou boca; Compartilhar agulhas e seringas ao injetar drogas ou compartilhar equipamentos usados para preparar drogas para injeções com alguém que tenha AIDS; Quando uma mulher tem AIDS pode infectar o bebê com o vírus durante a gestação, o parte e amamentação.
     Como NÃO se contrai AIDS: Ao trabalhar ou conviver com alguém que tenha HIV; Pelo suor, lágrimas, saliva, roupas, bebidas, telefones, acentos de toaletes ou através de coisas cotidianas com dividir uma refeição; Através de picadas de insetos; Ao doar sangue; Beijar de qualquer jeito alguém que tenha AIDS (porém há um risco muito pequeno de infecção através do beijo na boca com uma pessoa infectada por causa do possível contato com sangue se houver algum ferimento na boca dos dois).
     Para se prevenir da AIDS devemos sempre usar camisinha nas relações sexuais, não compartilhas agulhas e seringas com portadores de HIV. Se você estiver grávida e possuir AIDS procure um médico para porque se forem tomados todos os cuidados devidos, o risco de o bebê se contamir pode ser reduzido em até 67%, também devem ser tomados cuidados especiais na hora do parto para que o sangue infectado com HIV entre em contato com o bebê e lhe trasmita a doença, a transmissão do HIV também pode acontecer durante a amamentação, através do leite materno, portanto, o leite da mãe portadora do vírus HIV deve ser substituído por leite artificial ou leite humano processado em bancos de leite que fazem aconselhamento e triagem das doadoras.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog