28 de mai. de 2011

Brahma

Hoje estou postagem mais tarde que o normal, mas é que tive que passar o dia inteiro fazendo um trabalho pra escola (e ainda era escrito... aff) e só agora tive um tempo mais livre pra postar. Ontem tinha dito para vocês que lhes mostraria minha teoria favorita da criação do planeta, mas lembrei de outra e somente amanhã lhes mostrarei a minha favorita (isso se não lembrar de mais uma). Portanto, hoje falaremos do hinduísmo:
     Brahma é o primeiro deus da Trimurti, a trindade do hinduísmo, que forma junto com Vixnu e Shiva, ele é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa no universo.
     O Deus Brahma é descrito como um homem de pele vermelha, dotado de quatro braços e de quatro cabeças, as quais ficam voltadas para os quatro pontos cardeais. Com seus oito olhos, mantém-se atento à sua Criação e montado num Ganso Sagrado percorre o Céu para observar o Mundo. Em suas mãos carrega um rosário que serve para manter a ordem no Universo, um pote de água que utiliza para criar vidas, uma flor de lótus e os Vedas.

     Conforme a crença hindu, no inicio tudo era escuridão e silêncio. O Universo parecia mergulhado num grande sono até que apareceu Brahman, que fez as Águas Cósmicas e depositou uma semente nelas, que com o passar do tempo tornou-se um ovo dourado.
     Brahman era uma criatura sem forma, e passou, então, um ano cósmico dentro do ouro dourado e saiu de lá na forma de uma divindade, e passou a se chamar Brama (sem o "n" no final) e lhe foi incumbida a missão de  criar o Mundo e suas criaturas, e começou essa tarefa imediatamente.
     Conta-se que quando o Ovo se quebrou, a casca de cima originou a esfera celeste e a inferior formou a esfera terrestre. O primeiro ato do Deus Criador foi dar forma ao Céu e, assim, manter as metades separadas.
     Noutra versão, Brahma teria nascido de uma flor de lótus que brotou do umbigo de Vishnu, para só então dar início ao seu trabalho de criação, o que implica em certa subordinação de Brahma em relação a Vishnu.
     Também se diz que Brahma criou uma filha do próprio corpo, por quem se apaixonou e se uniu dando origem ao primeiro homem, chamado de Manu.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog