2 de out. de 2011

Roupa preta esquenta mais que branca

Ontem eu estava com uma camisa preta andando com minha amiga e morrendo de calor, paramos em casa e eu coloquei uma camisa branca o que me deixou mais aliviada, pois realmente ficou menos calor quando troquei de camisa. Mas porque isso acontece? Confira agora.
Tumblr_lschaxv5bd1qfu6dwo1_500_large

     Quando se usa uma roupa de cor escura sob o sol, ela esquenta mais do que roupas de cores claras, porque a cor preta absorve uma grande quantidade de energia, fazendo com que as suas partículas se agitem mais, aumentando a temperatura, já as roupas brancas refletem grande parte da energia luminosa, absorvendo somente uma pequena parte, portanto esquentam menos.

     As cores são geradas através de pigmentos próprios da natureza que dão cor a todos os materiais. Nesse processo a cor se dá pela subtração e absorção de luz. A parte da luz que não é absorvida pelo objeto é refletida aos olhos, nas cores vermelho, amarelo e azul.
     Todas essas cores em sua carga máxima de pigmentação formam o preto, por isso a cor preta absorve a luz com todas as cores geradas por ela, e juntamente com a luz, absorve o calor. Com o branco é o contrário, essa cor reflete a radiação do sol, deixando menos quente do que se você estivesse com uma roupa preta.
     Mas sabe o que não faz sentido? Os beduínos (árabes que moram no deserto) têm o costume de vestirem-se de preto, sendo que no deserto a temperatura pode chegar a 45 graus e, como o manto preto absorve bem mais luz solar do que um manto branco, sua temperatura pode aumentar ainda mais seis graus. Então porque eles ainda usam mantos pretos?
     A explicação é que os mantos pretos esquentam o ar dentro de si. Este ar sobe e deixa o manto pelas aberturas superiores, enquanto o ar externo, mais frio, entra pelas aberturas inferiores para ocupar o lugar do ar que sai. Assim, o manto preto aumenta a circulação de ar e mantém o beduíno mais frio do que se ele estivesse usando um manto branco.
     Isto só é possível porque os mantos dos beduínos são largos, permitindo a circulação do ar por dentro deles, diferentemente de camisas ou calças pretas, que não permitem uma boa ventilação.

10 comentários:

Dayane Nascimento disse...

Ooi tem um selinho pra você no meu blog ^^

http://conversando-com-a-lua.blogspot.com/2011/10/selinho_02.html

Luks Vieira disse...

Hum...interessante. Mesmo assim, preto é minha cor favorita..rs.
Att.,
Luks

Anônimo disse...

Então é por isso que no verão recomendam não usar preto... porque esquenta mais anda. Muito bom saber disso, obrigado!

backstage-gi.blogspot.com (post novo, comenta?)

Gabi (GRYMORA) disse...

É interessante, mas eu já sabia... aprendi em física. Hahsahsua! Pelo menos física serve para alguma coisa, né? :D

Adorei o post!
Beijos!

Mariana disse...

Hahaha, bem que minha mãe sempre falava:- Menina, nesse calor você vai com essa camiseta preta?

E ela não sabia me explicar o porquê e eu acaba indo com a camiseta preta mesmo, rs.

:3

Adorei seu blog!
Beijos!
http://www.galeriadasideias.com/

Mariana disse...

Ah, esqueci de dizer que AMEI SEU BLOG, e por isso virei seguidora, e curti no face, e to te seguindo no @twitter. :D

beeeijos

http://www.galeriadasideias.com/

I'm a cat disse...

Eu já sabia que roupa preta esquenta mais. AH *-*
só não sabia o porque :]

http://meublogblogdadanii.blogspot.com/

dribs disse...

Flor, participa do meu concurso?
http://pinkpimenta.blogspot.com

Emily Caroline disse...

Eu sabia que preto esquentava mais! Sempre acontece isso comigo, haha
Bom post!

Beijos,
placefame.blogspot.com

Unknown disse...

Muito interessante. Ainda bem que gosto de usar branco e não preto (me deixa mais magra haha).

*ME AJUDE: Eu estava querendo saber como qe fez aquelas imagens pequenas para afiliados.. Me ajude. ^^

www.meninasdaliberdade.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog