27 de nov. de 2010

Deuses Olimpianos

     Os Doze Deuses Olimpianos eram os principais deuses da mitologia grega, eles moravam no topo do Monte Olimpo. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Alimentavam-se de ambrósia e bebiam néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. A composição clássica dos Deuses Olimpianos envolvem: Zeus, Hera, Poseidon, Afrodite, Hermes, Hefesto, Dioniso, Apolo, Ártemis, Atena, Ares, Deméter.
     ZEUS: Rei dos deuses e governante do Monte Olimpo; deus do céu e das tempestades. O filho mais novo dos Titãs Cronos e Reia. Símbolos: o raio e a águia.
     HERA: Rainha dos deuses. Deusa do casamento e da maternidade. Símbolos: o pavão e a vaca. Filha de Cronos e Reia. Mulher e irmã de Zeus.
     POSEIDON: Deus dos Mares; dos terramotos e dos cavalos. Símbolos: hipocampo e tridente. Filho de Cronos e Reia. Irmão de Zeus e Hades.
     AFRODITE: Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Filha de Zeus e de Dione ou, em outras tradições, de Urano. Símbolos incluem a pomba.
     HERMES: Mensageiro dos deuses; deus do comércio e dos ladrões. Símbolos incluem o caduceu. Filho de Zeus e da ninfa Maia.
     HEFESTO: Ferreiro dos deuses; deus do fogo e da metalurgia. Filho de Zeus e Hera ou, de acordo com algumas tradições, apenas de Hera.
     DIONISO: Deus do vinho, das festas e do êxtase. O seu símbolo é a pantera e a videira. Filho de Zeus e da mortal Sémele.
     APOLO: Deus do sol, da cura, da música, poesia, profecia e do tiro ao arco. Símbolos incluem a lira e o arco. Ártemis é sua irmã gémea. Filho de Zeus e de Leto.
     ÁRTEMIS: Deusa virgem da caça e da lua. Símbolos incluem o veado e o arco. Irmã gémea de Apolo, filha de Zeus e de Leto.
     ATENA: Deusa da sabedoria, ofícios e estratégia militar. Símbolos são a oliveira e o mocho. Filha de Zeus, de acordo com algumas tradições, com Métis.
     ARES: Deus da guerra. Símbolos incluem o javali e a lança. Filho de Zeus e Hera.
     DEMÉTER: Deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano. Símbolos: papoila. Filha de Cronos e Reia, irmã de Zeus.
     Também há dois deuses que, na maioria das vezes, não são considerados olimpianos mas que são importantes na mitologia grega: Hades e Héstia.
     Hades é deus dos mortos, dos Infernos e das riquezas da terra, seus símbolos são o Elmo da Escuridão, um bidente, e um crânio, ele é filho do Titã Cronos e de Reia, e Irmão de Zeus e Poseidon. Hades não tem seu lugar no Olimpo porque, como deus dos mortos, passava a maior parte do tempo nos Infernos.
     Héstia é a deusa virgem do lar e da lareira, é filha de Cronos e Reia, e irmã de Zeus. Quando Dioniso foi nomeado deus ficariam, no total, treze olimpianos e como isso era indesejável, provavelmente haveriam um conflito sobre para quem sairia do Olimpo para dar lugar a Dioniso, para evitar esse conflito, Hestia sedeu seu lugar no Olimpo e assim deixou de ser uma deusa olimpiana.
    

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog