22 de nov. de 2010

O problema do um real que faltou

     Há um famoso problema de matemática que acho que muitos que estão lendo já ouviram, que diz o seguinte:
     "Três amigos vão a um restaurante e pagam uma conta de trinta reais, mas como já eram clientes de lá há muito tempo, o dono lhes devolveu cinco reais, cada um amigo ficou com um real e deram dois reais de gorjeta para o garçom. Depois, para conferirem o total gasto, os três observaram que como cada um havia pago dez reais e recebido um real de volta, cada um dos amigos pagou nove reais, que somando resultaram em R$27,00, e para completar e obter os trinta reais da conta inicial, somaram vinte e sete com os dois reais da gorjeta do garçom e totalizou R$29,00."
     Onde foi parar o um real restante?
     Aperte em "ler mais" para descobrir.

     Na verdade os três amigos usaram um modo errado para conferir a conta que haviam pago, eles deveriam ter pensado da seguinte forma:
     Como eles pagaram trinta reais e receberam cinco de volta, vinte e cinco reais foram pagos ao restaurante, e só sobraram os três reais que foram devolvidos a eles e os dois que foram dados ao garçom, com isso obtemos trinta reais.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog