4 de jan. de 2011

Adeus ano velho... 2010

     Para se despedir definitivamente de 2010, deicidi fazer um repeteco do ano inteiro, para isso escolhi os dois acontecimentos que foram mais marcante, pelo menos pra mim, em cada mês:

     JANEIRO: 4 de janeiro - Inauguração do Burj Khalifa, maior edifício do mundo. O Burj Khalifa Bin Zayid (foto), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo o maior arranha-céu construído pelo homem, com 828 metros de altura. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. 
     12 de janeiro - Sismo do Haiti. Um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, foi registrado às 16h53 do horário local. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw e ocorreu a uma profundidade de 13 km. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.

     FEVEREIRO: 3 de fevereiro - Avator alcança a maior bilheteria da história do cinema. Alguns críticos previam um fracasso comercial (similar ao que diziam sobre Titanic antes de virar a maior bilheteria da história), mas o filme estreou faturando 232.180.000 de dólares mundialmente em seu primeiro fim de semana, com 77 milhões apenas nos Estados Unidos. Em 3 de fevereiro foi anunciado como maior bilheteria da história do cinema, com 2.781.132.032 de dólares, enquanto Titanic, a maior bilheteria desde 1997, faturou 1.843.201.268 dólares.
     12 a 28 de fevereiro - Olimpíadas de Inverno de Vancouver (foto). Esta foi a terceira vez que o país sediou as Olimpíadas e a primeira vez que a província da Colúmbia Britânica foi sede dos Jogos. Anteriormente, o Canadá foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, em Montreal, e dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, em Calgary. Esta foi ainda a primeira vez em que as Olimpíadas de Inverno realizaram-se num mercado da National Hockey League (NHL), desde que houve a autorização dos jogadores profissionais para competirem nos Jogos, em Nagano 1998. Foram também os mais quentes da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. Durante os dezesseis dias de disputas, 2 622 atletas de 82 países competiram em quinze modalidades de sete esportes. Canadá venceu com catorze medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, totalizando vinte e seis medalhas.

     MARÇO: 7 de março - Kathryn Bigelow (foto) se torna a primeira mulher a ganhar o Oscar por melhor direção. O filme Guerra ao Terror foi dirigido por Kathryn Bigelow e escrito pelo ex-correspondente na Guerra do Iraque Mark Boal. Em 2010, o filme foi o grande vencedor da 82ª entrega de prêmios dados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Além do Oscar de melhor diretor, a produção venceu em outras cinco categorias: melhor filme, melhor roteiro original, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor edição de som.
     19 a 30 de março - Jogos Sul-Americos de 2010. Os jogos foram realizados em Medellín, no departamento de Antioquia, Colômbia, e outras subsedes entre 19 e 30 de março de 2010. Foi a primeira vez que a Colômbia sediou uma edição dos Jogos Sul-Americanos. A competição foi disputada por quinze países, que competiram em eventos de 42 modalidades durante os 11 dias de evento. Além de Medellín, outras oito cidades foram subsedes. Colômbia venceu com 372 medalhas, enquanto Brasil ficou em segundo lugar com 355.

     ABRIL: 20 de abril - Explosão da plataforma Deepwater Horizon. Ocorreu no Golfo do México, nos Estados Unidos. O desastre consistiu na explosão da plataforma de petróleo semi-submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela BP, afundando na quinta-feira seguinte à explosão, depois de ficar dois dias em chamas. Uma grande mancha de óleo está se espalhando e pode chegar ao estado de Louisiana. Houve 17 trabalhadores que ficaram feridos e 11 faleceram.
     21 de abril - NASA divulga imagens inéditas da superfície do Sol enviadas pelo Solar Dynamics Observatory (foto). Solar Dynamics Observatory (SDO) é uma sonda não-tripulada da NASA que estuda processos do Sol que afetam diretamente a vida na Terra, e cujo lançamento ocorreu de Cabo Canaveral em 11 de fevereiro de 2010. A NASA divulgou imagens inéditas da superfície do astro, enviadas pela sonda equipada com câmeras de alta definição e sistema ultravioleta de última geração. A missão da SDO durará cinco anos - com previsão de dez anos - e os cientistas acreditam que ela mudará completamente o entendimento que se tem hoje da estrela.

     MAIO: 1 de maio - Início da Expo 2010. Expo 2010 é uma exposição que foi realizada em ambas as margens do rio Huangpu na cidade de Xangai, República Popular da China, de 1 de maio a 31 de outubro de 2010. É uma exposição mundial, na tradição das feiras e exposições internacionais. O tema da exposição é "Cidade melhor, vida melhor" e significa o novo status de Xangai no século XXI como a "próxima grande cidade global". A Exposição Mundial de Xangai teve o maior local para realização de feiras do mundo já feito, com 5,28 quilômetros quadrados (foto).
     20 de maio - É criada a primeira forma de vida artificial. J. Craig Venter Institute anunciou a criação de uma célula bacteriana controlada por um genoma completamente artificial, num artigo científico da revista Science de 20 de Maio de 2010. Após 15 anos de investigação, Craig Venter e a sua equipe anunciaram ter conseguido produzir em laboratório as unidades básicas do ADN da bactéria Mycoplasma mycoides e introduzir esse material sintético numa outra célula receptora de espécie Mycoplasma capricolum, que conseguiu reproduzir-se da forma mais natural. O genoma sintetizado continha várias marcas d'água incluídas no código para certificar que o genoma obtido não era natural. As marcas de água incluíam os nomes dos autores principais do projeto, um endereço de website que permite contactar o Instituto, e três citações.

     JUNHO: 10 de junho - Cerimônia de abertura da Copa do Mundo na África do Sul. Foi realizada na cidade sul-africana de Joanesburgo, especificamente na província de Soweto, tendo a assistência de mais de 91.000 de pessoas presentes no Soccer City, e de milhões que acompanhavam pela transmissão ao vivo dos canais de TV em todo mundo. O show contou com a presença de grandes astros da música internacional, como a banda pop Black Eyed Peas, o cantor Somaliano K'naan, os cantores John Legend e Alicia Keys, o rapper R. Kelly, o cantor Juanes, e os artistas africanos Angélique Kidjo, Thandiswa Mazwai, Timothy Moloi, Hugh Masekela, Khaled, Femi Kuti, Osibisa, Hip Hop Pantsula e o Coral Gospel de Soweto. O show teve seu grande encerramento com a apresentação da cantora Shakira (foto), que apresentou os singles "She Wolf", "Hips Don't Lie" e a música-tema da Copa do Mundo escolhida pela FIFA "Waka Waka" (Time For Africa).
     18 de junho - Morre o português José Saramago. José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Recebou o Nobel de Literatura de 1998, sendo o único lusofóno ganhador desse prêmio. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

     JULHO: 7 de julho - Goleiro do Flamengo, Bruno, é preso por assassinato. Em 26 de junho de 2010, a Polícia Civil de Minas Gerais declarou suspeito o goleiro Bruno Fernandes , por conta do desaparecimento da ex-amante, a paranaense Eliza Samudio, que tentava provar na Justiça que ele é o pai do filho único dela, à época com 4 meses de idade. Em 6 de julho de 2010, um jovem de 17 anos, primo do goleiro, foi encontrado na residência de Bruno na Barra da Tijuca e afirmou ter dado uma coronhada em Eliza, que desacordada, teria sido levada para Minas Gerais, e lá esquartejada por traficantes a mando do goleiro e dada a cachorros da raça rottweiler que teriam dilacerado seu corpo; os ossos da modelo teriam sido concretados. No dia 7 de julho de 2010, Bruno foi preso.
     11 de julho - Final da Copa do Mundo. O jogo ocorreu às 20h30min, no Soccer City, em Joanesburgo, com um público estimado em 84.490 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Howard Webb, a partida terminou o primeiro e o segundo tempos sem gols. No segundo tempo da prorrogação, aos 116 minutos de jogo, faltando 4 minutos para levar a decisão para a disputa de pênaltis, Andrés Iniesta marcou o gol da vitória e do título espanhol; o capitão espanhol Iker Casillas levantou a taça do primeiro título da Espanha em Copas do Mundo (foto), finalizando a sequência de títulos conquistados pela seleção desda Eurocopa de 2008.

     AGOSTO: 10 de agosto - Fim da pandemia de Gripe Suína. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de Abril de 2009 que os países em todo o mundo deveririam acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril de 2009, a mesma organização elevou o nível de alerta pandêmico para 4, o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta, o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. No dia 11 de junho o nível de alerta subiu ao máximo (nível 6) e foi decretada a pandemia. Em 10 de agosto de 2010, a diretora-geral do organismo da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou o fim da pandemia de gripe A (H1N1). "O mundo não está mais na fase seis de alerta pandémico. Passamos para a fase pós-pandémica", disse a directora-geral do organismo.
     23 de agosto - Jimena Navarrete (foto) é eleita a Miss Universo 2010. Miss Universo 2010 foi a 59ª edição do concurso Miss Universo, realizada no dia 23 de Agosto de 2010, no Mandalay Bay Events Center do Mandalay Bay Resort and Casino, em Las Vegas, Estados Unidos. Jimena Navarrete, Miss México, foi coroada por sua antecessora, a Miss Universo 2009 Stefanía Fernández, da Venezuela.

     SETEMBRO: 7 de setembro - Pastor americano ameaça tocar fogo no Corão. O pastor Terry Jones (foto) anunciou que no dia 11 de setembro vai queimar alguns exemplares do Corão (ou Qu’ran, também dito o Alcorão), o livro sagrado dos muçulmanos, porque esse é um “livro do demônio” e aquela data é uma das provas da incompatibilidade do mundo muçulmano com a democracia e os valores americanos. O religioso afirmou que deseja que o evento de queima de Corões envie uma advertência ao que chamou de muçulmanos linha-dura, que, segundo ele, tentavam exercer influência sobre os EUA. "A queima do Alcorão é para chamar a atenção para o fato de que algo está errado", disse.
     18 de setembro - Televisão brasileira comemora sessenta anos. A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

     OUTUBRO: 13 e 14 de outubro - Resgate dos mineiros na Mina San José. Para o resgate, foi desenvolvido um projeto de perfuração de um poço, que chegou até ao saguão onde estão alojados os trabalhadores, tendo sido estimado o prazo de 70 dias após o início das operações. A princípio foi perfurado um poço de alguns centímetros de diâmetro, para passagem de água e mantimento, o qual posteriormente foi alargado para poder abrigar a cápsula Fenix II. O trabalho foi feito retirando os trabalhadores um por um. O grupo recebeu treinamento extra para este tipo de situação. No dia 12 de outubro às 23:55 hora local , teve início o processo de retirada dos trabalhadores através da cápsula. O resgate do primeiro, Florencio Ávalos, atingiu a superfície 16 minutos depois, ou seja, 13 de outubro às 00:11 hora local. E as 00:33 do dia 14 de outubro, Patricio Sepúlveda, o último, voltou a superfície, encerrando assim, o maior resgate nesse tipo de salvamento no mundo.
     31 de outubro - Segundo turno das eleições presidenciais. Após o primeiro turno, em que Dilma (foto) recebeu 47.651.434 votos, o equivalente a 46,91% dos votos válidos, Serra obteve 33.132.283 votos (32,61% dos votos válidos) e Marina Silva (PV), 19.636.359 votos (19,33%), foi disputado no dia 31 o segundo turno entre Dilma Rosseff e José Serra. Com 56,05% dos votos válidos, Dilma Rousseff (PT) será a primeira mulher a governar o Brasil. A petista será ainda a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente na América Latina, sendo a oitava eleita.

     NOVEMBRO: 21 a 28 de novembro - Onda de atos de violência organizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atos de violência organizada sucederam-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro da noite de sábado, 20 de novembro, até o dia 27 de novembro de 2010, quando bandidos ligados ao narcotráfico tentaram promover um "arrastão" na Rodovia Rio-Teresópolis — um trecho da BR-116 também conhecido como "Rodovia Rio-Magé" — em Duque de Caxias, causando a morte de um motorista. Durante os ataques e depois, durante as operações, registrou-se que pelo menos 181 veículos teriam sido incendiados pelos criminosos. Nesse período, ocorreram ainda 39 mortes, cerca de duzentas detenções para averiguação e quase setenta prisões. Na manhã do dia 28 de novembro, as forças de segurança, através da Brigada Paraquedista, entraram no Complexo do Alemanhão e assumiram o controle da comunidade em menos de duas horas, prendendo trinta criminosos e apreendendo dezenas de armas e dez toneladas de drogas.  Todo o ocorrido tem sido chamado de Guerra do Rio de Janeiro e especialistas consideram que esta é uma das maiores operações policiais já realizadas nas favelas da cidade, por conta de suas conquistas e apreensões de drogas e armamentos significativas.
     23 de novembro - Coreia do Norte bombardeia a ilha Yeonpyeong na Coreia do Sul. O bombardeio de Yeonpyeong foi um incidente que ocorreu na península coreana em 23 de novembro de 2010. O incidente começou as 05:34 locais do dia 23 de novembro, quando a artilharia norte-coreana iniciou o lançamento de projéteis contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, no mar Amarelo. Dois militares sul-coreanos morreram. O ataque também deixou 20 feridos, provocou danos e incendiou imóveis na ilha, onde estava mobilizado um destacamento do Exército sul-coreano.

     DEZEMBRO: 2 de dezembro - NASA descobre a bacteria GFAJ-1. O micro-organismo GFAJ-1 foi cultivado e descoberto por Felisa Wolfe-Simon, uma astrobióloga da NASA que trabalha no U.S. Geological Survey em Menlo Park, Califórnia. O organismo foi isolado e cultivado ainda em 2009 a partir de sedimentos que ela e os seus colegas recolheram das margens do lago Mono, na Califórnia. O lago Mono é um lago hipersalino e muito alcalino. Tem também uma das mais altas concentrações naturais de arsénio do mundo (200 μM). A descoberta foi amplamente divulgada em 2 de dezembro de 2010. Na árvore da vida, segundo os resultados da sequenciação de ARNr 16S, GFAJ-1 situa-se junto de outras bactérias halófilas na família Halomonadaceae. Muitas destas bactérias são conhecidas por serem capazes de tolerar grandes concentrações de arsénio, mas GFAJ-1 pode ir mais longe. Quando privada de fósforo, pode em vez deste incorporar arsénio no seu ADN e continuar a desenvolver-se.
     14 de dezembro - Lançamento do CD póstumo de Michael Jackson, Michael. Michael é o primeiro álbum póstumo do famoso ícone pop estadunidense Michael Jackson. O seu lançamento se deu em 14 de dezembro de 2010, sob o selo da Epic Records. Michael contém músicas inéditas, incluindo a já anunciada "Breaking News", gravada originalmente em 2007. Em 8 de dezembro de 2010, a Sony Music disponibilizou todas as faixas do álbum para audição no site oficial do cantor, logo após informações de que o disco havia vazado na internet dias atrás. É o primeiro álbum de um artista a ser totalmente disponibilizado para audição antes do lançamento oficial. Em sua semana de lançamento, o álbum vendeu 3 milhões de cópias em 31 territórios ao redor do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog