9 de jan. de 2011

Catupiry

     Ontem de noite estava na pizzaria com toda uma turma e uma de minhas amigas me perguntou o que exatamente era o catupiry que estávamos comendo na pizza junto com frango e já ninguém sabia explicar o que é catupiry, eu falei que esclareceria tudo no meu blog, e aqui está a minha breve explicação a todos sobre o catupiry, que fica muito gostoso na pizza junto com frango ou carne seca.

     Catupiry é uma conhecida marca de requeijão do Brasil. Foi criado, em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. Em 1934, foi aberta no bairro da Barra Funda, São Paulo, a primeira fábrica desse queijo.
     Muito embora o Catupiry não seja verdadeiramente um tipo de queijo, devido a sua popularidade a palavra passou a ser sinônimo de um queijo muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.
     A receita exata do Catupiry é mantida em segredo porém trata-se de um queijo processado como requeijão cremoso. Na década de 1970 o Catupiry sofreu mudanças na sua fabricação, perdendo um pouco de sua cremosidade. A tradicional embalagem de madeira foi uma de suas marcas mais fortes junto ao seu público consumidor. Já na década de 90 a embalagem passou a ser de plástico (como na imagem acima) e apareceram as bisnagas e os baldes de um galão vendidos às pizzarias. A pizza de catupiry é uma tradicional pizza da cidade de São Paulo.

     Pra você que quer fazer um catupiry caseiro, aqui a receita:

     Ingredientes:
     - Dois litros de leite.
     - 200 gramas de amido de milho.
     - 250 gramas de margarina.
     - Uma lata de creme de leite.
     - 150 gramas de queijo parmesão ralado.
     Como fazer:
     Leve o leite, o amido e a margarina ao fogo para cozinhar até que a mistura fique dura. Depois retire do fogo e deixe esfriar completamente. Depois de frio, acrescente o creme de leite e o queijo ralado e bata por quinze minutos misturando bem. Depois de pronto, guarde em um local refrigerado.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog