8 de jan. de 2011

Rato-Toupeira Pelado

     Finalmente chegou a minha mudança de São Paulo para Manaus, e depois de dois dias arrumando só os meus milhares de livros, consegui parar para descansar, ler um livro e postar no meu blog. Fui dar uma olhada, então, na minha enciclopédia de tudo que é nojento, e lá tinha um Rato-Toupeira Pelado, o simplesmente mais repugnante rato que eu já vi, como ele é tão impressionantemente repunsivo, tinha que falar dele aqui no blog.

     O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus. Na verdadem, os rato-toupeiras não são nem toupeiras nem ratos, eles se relacionam mais estreitamente ao porquinho-da-índia. Podem ser encontrado no leste da África, especialmente na Etiópia, no Quênia e na Somália. Eles vivem em colônias subterrâneas contendo de vinte a trezentas criaturas da espécie.
     O rato-toupeira pelado é o único mamífero conhecido quase completamente sem pêlos. Quando o rato-toupeira nasce, sua pele é tão transparente que é possível enxergar suas entranhas. Eles não possuem glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor), nenhuma camada de gordura, mas grandes quantidades de pele rosada bastante enrugada. Seus olhos são coberto por tantas dobras de pele que eles mal conseguem enxergar, o que não tem importância, pelo fato viverem em buracos abaixo da superfície.
     Embora os ratos-toupeira sejam mamíferos, agem como insetos em alguns aspectosm. Como as abelhas e as formigas, os ratos-toupeiras possuem uma rainha, operários e soldados.
     Apenas a rainha rato-toupeira tem filhotes. A cada dois meses e meio aproximadamente, ela gera uma nova ninhada contendo entre dez e vinte e sete filhotes. Depois que os filhotes nascem, a rainha não faz mais nada com eles, pois todos os outros ratos-toupeiras ajudam a cuidar dos recém-nascidos. Quando os filhotes estão com três meses chega a hora de se separar da mãe e ir trabalhar.
     A rainha toupeira-pelada chega a ser muito desagradável com as outras fêmeas da colônia, ela as empurra, pisoteia, morde, rosna e grita continuamente. As fêmeas ficam tão estressadas que seus órgãos reprodutores são afetados. Por isso, até que a rainha morra, nenhuma outra fêmea será capaz de gerar filhotes. Mas o verdadeiro segredo do poder da rainha está em seu xixi:
     Uma coisa interessante é que os túneis dos ratos-toupeiras têm banheiros! Os ratos-toupeiras pelados possuem pequenos compartimentos especiais que são os únicos locais onde fazem xixi e cocô. Quando esses compartimentos ficam cheios, eles os fecham e cavam novos banheiros. Mas a urina da rainha contém um hormônio especial que deixa os ratos-toupeiras fêmeas incapazes de gerar filhotes. Quando as operárias vão ao banheiro para urinar, sem saber esfregam a pele enrugada na poderosa urina da rainha, uma urina que as manterá eternamente como operárias.
     Alguns ratos toupeiras comem muito e tornam-se mais pesados que os demais, o que os transforma em perfeitos soldados. Os soldados dificilmente fazem outra coisa além de vigiar, para evitar que uma cobra Rhamphiophis Oxyrhynchus, o único verdadeiro predador do rato-toupeira, deslize para dentro de um dos túneis.
     Como uma colônia de cerca de trezentos ratos-toupeiras precisa de muita comida, seus habitantes cavam vários túneis em toda parte, na esperança de encontrar tubérculos (vegetais como a batata) e raízes. Para se alimentarem, os ratos-toupeiras pelados fazem um pequeno orifício na casca do tubérculo, então cuidadosamente o escavam a partir do centro, deixando intacta a maior parte da pele externa. Depois de terem se enchido de comida, guardam a sujeira largada no túnel dentro do tubérculo parcialmente comido e deixam o vegetal se recuperar. Dessa forma, podem conservar a comida depois de se alimentar.

     Pesquisando sobre esse mamífero esquisito, lembrei de quando era menor e assistia Kim Possible no Disney Channel, tinha um rato-toupeira pelado lá, o Rufus, mas ele era tão fofinho comparado a ao rato-toupeira de verdade, que é tão peculiarmente asqueroso. Uma foto do Rufus aí do lado.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog