13 de mar. de 2011

Caribe



cidade de Varadero, em  Cuba, Antilhas Maiores
 
     Ontem, na minha aula de espanhol, lemos um texto sobre o Caribe e achei bem interessante, por isso pensei que seria legal traduzir o texto e selecionar informações dele e pesquisar mais algumas coisas para escrever esse post.


     O Caribe é uma região formada por inúmeras ilhas, ilhotas e arquipélagos, cujo nome vem do mar que liga seus países e territórios: Mar do Caribe, também conhecido como Mar das Caraíbas ou ainda Mar das Antilhas. Ele se situa entre a América do Sul e a América do Norte, e a leste da América Central, da qual é parte. Fica inteiramente no Hemisfério Norte e seu clima é tropical. Os nascidos nas Ilhas do Caribe são denominados de caribenhos ou oxalés, língua originária das tribos nativas do Caribe.
     O Caribe está localizado na placa tectónica do mesmo nome, a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subdução vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.
     Fazem parte parte do Caribe as Antilhas Maiores e as Antillas Menores:
Aruba, Antilhas Menores

     As Antilhas Maiores são grupo de ilhas de maior tamanho no Mar do Caribe. Elas são quatro ilhas e cinco países: Cuba, Jamaica, Porto Rico, Republica Dominicana e Haiti. A Republica Dominica e o Haiti formam uma única ilha.
     As Antilhas Menores são o grupo formado pelas ilhas de menor tamanho que formam um arco ao sudeste das Antilhas Maiores. Suas ilhas mais conhecida são: Aruba, Bahamas, Ilhas Cayman, Martinica e Trindade e Tobago, mas há várias outras. 
     Além das Antilhas Maiores e Menores, temos o Caribe Continental que compreende as zonas costeiras dos países continentais banhados pelo Mar do Caribe.
     As correntes das Caraíbas transportam quantidades consideráveis de água desde o oceano Atlântico através dos passos orientais nas Pequenas Antilhas até ao noroeste, para sair no golfo do México através do Canal do Iucatão. Em média, entre uns quinze a 20% da água de superficie que entra nas Caraíbas provém das águas doces dos estuários dos rios Orinoco e Amazonas, conduzidas a noroeste pela Corrente Caribenha. Por outro lado, a água descarregada pelo Orinoco durante os meses de chuva gera grandes concentrações de clorofila na zona oriental do mar.
Ilha de São André, na Colombia, Caribe Continental

     O maior rio que desemboca na bacia hidrográfica do mar das Caraíbas é o Magdalena, que atravessa a Colômbia desde o Maciço Colombiano por cerca de 1.540 km. Também se destaca o Lago de Maracaibo, que se liga às Caraíbas através do golfo da Venezuela, e que, com uma superficie de 13.210 km², é o maior lago da América do Sul e um dos mais antigos da Terra.

4 comentários:

Any Brasil disse...

nossa isso é o paraiso. liiiindo.
trendluxo.blogspot.com

Ivone disse...

Oi Rafa, eu adoro ver e ler sobre lugares de lindas paisagens, pois aqui você colocou um paraíso para que eu e quem queira aprender mais e mais!!! Parabéns linda menina inteligente!!!Beijos.
Ivone Poemas
henristo.blogspot.com

Bruno Teixeira disse...

ADORARIA IR PARA O CARIBE MAS NÃO PERDI A ESPERANÇA AINDA VOU LÁ ALGUM DIA....

ABRÇS

ABRÇS.
BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Anônimo disse...

concordo o caribe e muito bonito

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog