27 de mar. de 2011

Tofú

     No blog da Melissa ela sempre coloca uma curiosidade nova a cada dia, e a curiosidade de hoje foi que "o cérebro tem a mesma consistência que o tofu", fiquei muito intrigada com essa informações e por isso decidi pesquisar mais sobre essa comida.

      Tofú é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana.
     Descoberto na China há mais de dois mil anos, é preparado atualmente em quase quarenta mil fábricas no Japão. O Tofú é, de todos os produtos obtidos a partir do feijão de soja, o mais consumido em toda a Ásia Oriental.
     O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples.
     Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles, entre outros modos. Ao lado demos um exemplo de um prato feito com tofú frito.
     Nutricionalmente o tofú tem um conteúdo protéico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.
     Com um kit de tofu pode confeccionar-se tofu caseiro utilizando apenas leite de soja e nigari (ou outro agente coagulante). O kit vem, geralmente, equipado com uma caixa especial, de plástico ou madeira e com capacidade para cerca de 300g de tofu, para escorrer o tofu e lhe dar forma e um pano de algodão.
     Você também precisará de um coagulante. Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio e nigari. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio. Esses coagulantes podem ser comprados em lojas de produtos naturais.
     O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog