10 de abr de 2011

Língua

     Hoje tomei coragem para fazer minha pesquisa para a aula de biologia, que era sobre a língua. Depois de montar uma pesquisa bonitinha e colocar no meu caderno, vim aqui mostrá-la para vocês, para que todos vejam as multi funções que a nossa língua tem que exercer.

     A língua é composta por oito músculos diferentes e gordura, cobertos por uma membrana que cumpre o papel de proteção. Ela possui diversos nervos responsáveis por sua sensibilidade e recebe sangue da artéria lingual, a mesma que fornece essa substância para a boca.
     Na superfície da língua existem bolinhas chamadas de papilas, que se dividem em quatro tipos: a primeira é a filiform, que não sente gosto e só ajuda a raspar os alimentos na hora de comer; as outras são a fungiform (encontrada em toda a língua), circumvallate (só no fundo), e foliate (só nas laterais), que possuem botões gustativos para sentirmos os gostos.
     Os botões gustativos são bolinhas ainda menores dentro das papilas. Essas células são estimuladas pelas substâncias contidas na comida, e cada gosto produz um estimulo diferente. Depois, as ligações nervosas da língua transmitem os estímulos até o cérebro, que interpreta os gostos. O olfato também ajuda no processo.
     Cada região da língua é responsável por sentir um gosto diferente. No fundo, fica a área que sente os gostos amargos. Nas laterais, as áreas que identificam os gostos azedos. Pegando a parte frontal e o começo das laterais, está a área que sente os gostos salgados. E, na ponta da língua, a área que sente os sabores doces.
     Outra função da língua é ajudar na digestão. Como é extremamente articulada, a língua permite que controlemos os alimentos enquanto estão na boca, ajeitando sua posição para que sejam mastigados e engolidos. Além disso, o bolo formado na boca com a saliva é essencial para que a digestão corra bem.
     A saliva é produzida por três glândulas localizadas na boca. 98% dela é composta de água, enquanto o restanto é uma mistura de substâncias. Dentre essas substâncias estão enzimas que realizam a quebra de moléculas de amido, dando início à digestão.
     A língua também auxilia na fala. Ela faz isso modulando os sons produzidos pelas pregas vocais e ajudando ma articulação dos fonemas. Nessa tarefa, ela atua com os lábios, a mandíbula e outras partes do corpos que também são importantes para produzir cada som diferente.
     A língua humana mede dez centímetros, em média, da orofaringe (a última parte visível da garganta) até a ponta. O recorde mundial de comprimento é de um britânico, cuja língua, dos lábios até a ponta, mede incríveis 9,8 cm.

2 comentários:

Raah ♔ disse...

Hoooooy, fico feliz que tenha gostado do tutorial, aaah, tenta no seu blog, você vai ver como vai ficar legal, e deixa as imagens todas organizadas ;D Ah sim, só faço afiliação com quem tem os afiliados que nem no ChoocoBerry entende? Bye ♥

Anônimo disse...

nossa maravilhoso seu blog gosteii fiquei com 9,0 na nota

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog