21 de mai. de 2011

Mito Grego da Origem do Mundo

A mitologia grega é algo que me encanta muito, adoro ler os mitos gregos, são simplesmente fantástico, cheias de criatividade e, resumindo, super legais, então não deixaria de falar sobre a versão grega da origem do mundo.
     Antes de a primeira filosofia evoluir na Grécia antiga, o retrato predominante do mundo era mitológico. Esse retrato ganhou corpo ao longo de séculos. A mitologia grega se desenvolveu plenamente por volta de 700 a.C., quando Homero e Hesíodo registraram alguns dos vários mitos gregos.
     Para os gregos, na origem, nada tinha forma no Universo, tudo se confundia, e não era possível distinguir a terra do céu nem do mar. Esse abismo nebuloso se chamava Caos (imagem ao lado).
     Uma força misteriosa, talvez um deus, resolveu pôr ordem nisso. Começou reunindo o material para moldar o disco terrestre, depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou a abóboda celeste, que encheu de ar e luz. Planícies verdejantes se estenderam então na superfície da terra, e montanhas rochosas se ergueram acima dos vales.
     A água dos mares veio rodear as terras. Obedecendo a ordem divina, as águas penetraram nas bacias para formar lagos, torrentes desceram das encostas, e rios serpentearam entre barrancos.
     Assim, foram criadas as partes essenciais de nosso mundo. Elas só esperavam seus habitantes. Os astros e os deuses logo iriam ocupar o céu, depois, no fundo do mar, os peixes de escamas brilhantes estabeleceriam seus lares, o ar seria reservado aos pássaros e a terra a todos os outros animais, ainda selvagens.
     Guiados por Eros, os deuses se reproduzem: há os filhos da Noite, entre os quais estão a Morte, o Sono, os Sonhos e as Parcas, divindades do destino, de cujos desígnios nem os deuses escapavam, que eram três: Fiandeira, Distribuidora e Inflexível; e a linhagem do Mar. Nereu e as várias Nereidas, suas filhas, Espanto, Ceto, entre vários outros.

2 comentários:

Any Brasil disse...

adoro seus posts muito interessante.
trendluxo.blogspot.com

Ivone disse...

Linda Rafa, muito linda Rafa,pois você me faz lembrar meus tempos de adolescente em que eu, assim como você lia e muito sobre tudo!
Esse post é lindo sobre mitologia grega e eu adoro esse tema!!!
Beijos.
Ivone
henristo.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog