3 de mai. de 2011

Redes Sociais

     Hoje estava falando no msn com minha tia Teca, dona do blog Promotores Criminais em Ação, e ela me deu uma ideia fantástica, falar sobre as redes sociais no meu blog. Então queria agradecer a ela pela ideia que achei super legal.

     Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
     As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem as suas atividades, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o "capital social" (o valor que os indivíduos obtêm da rede social).
     Hoje em dia, as redes sociais mais comuns são as da internet, por conta da tecnologia avançada que temos hoje, podendo nos comunicar com pessoas a longa distância facilmente. Redes Sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação.
     Atualmente, existem vários sites da Rede Social que operam mundialmente, e não é possível que nenhum de vocês que está lendo meu blog, não esteja em pelo menos uma delas. Alguns famosos exemplos de redes sociais na internet são o orkut, o facebook, twitter, my space.
      Foi o surgimento desses sites (a partir de 1997, com o Six Degrees) e sua posterior popularização (a partir de 2002, com o Friendster) que banalizou o uso do termo "rede social" para os grupos formados na Internet.
     Sites de redes sociais são caracterizados principalmente pela exposição pública da rede de conexões de um indivíduo, que mostra aos demais quem são seus amigos e a quem está conectado. Assim, as redes sociais na Internet não podem ser confundidas com a ferramenta que as suporta; são, por si, expressões de grupos sociais, de pessoas e instituições que estão permanentemente interconectadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação. São constituídas pelas representações das pessoas (os perfis no Orkut, as páginas pessoais) e as conexões que existem entre essas representações (amigos no Orkut, seguidores no twitter).

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog