22 de ago. de 2011

Dia do Folclore

Poxa, gente, tem faltado luz aqui na minha rua esses últimos dois dias, tanto que ontem nem deu pra postar e quase não deu hoje, pois sem energia = sem internet, avá. Enfim, hoje é dia do folclore e por isso vamos desse dia aqui.
     A palavra folclore é derivada das palavras folk (povo) e lore (conhecimento), ou seja, conhecimento do povo. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

     Folclore são as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
     O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, quando ele resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William usou o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
     O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria comemorado o folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada.
     O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.
     O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

3 comentários:

Ivone disse...

Lindo amiga, adoro folclore, eu quando era criança lia todos os livros relacionados a essas crenças!
Me fascinava, meu avô era um bom contador de estórias e eu sempre que ele terminava de contar uma pedia logo outra, a do lobisomem então, ele afirmava com convicção que existia, rsrs eu acredita e ficava apavorada!!!
Linda postagem menina linda e inteligente!!!
Abraços
Ivone poemas
henristo.blogspot.com

Meninas da Liberdade disse...

Obrigada Rafa! Precisando querida, é só falar que podemos ajudar!

Um grande abraço!
www.meninasdaliberdade.blogspot.com

Anônimo disse...

muito legal gostei das figurinhas e gosteido texto tambem me ajudou no trabalho da escola bjs

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog