28 de set. de 2011

Ilha Robinson Crusoe

Essa semana, enquanto estava fazendo meu trabalho de geografia, descobri que existe uma ilha com o nome do memorável livro de Daniel Defoe, achei interessante isso e vim compartilhar com vocês.
     A ilha Robinson Crusoe faz parte do Chile e é a maior ilha do arquipélago Juan Fernández, com 96,4 km² de área, situado ao largo da costa chilena do Oceano Pacífico.
     Ela foi primeiramente nomeada de Santa Cecilia pelo seu descobridor, o capitão espanhol que ali chegou, oficialmente no dia 22 de novembro de 1574. Numa época desconhecida, foi também conhecida pelo nome do seu descobridor e, mais recentemente, por Más a Tierra (ou "Mais Próxima de Terra").

     Foi nesta ilha que o marinheiro escocês Alexander Selkirk, que inspirou Daniel Defoe a criar a personagem Robinson Crusoe, permaneceu solitário por mais de quatro anos. A ilha tornou-se famosa por causa dessa história e, em 1966, o governo chileno deu-lhe o nome deste personagem.
     Depois do desastre de Rancagua - o último confronto da chamada Pátria Velha, que marcou o fim dos primeiros projetos pela independência do Chile -, em 1814, a ilha serviu de prisão para os patriotas, na chamada "Cueva de los Patriotas", localizada em San Juan Bautista, e que é considerada monumento histórico desde 1979. Com iguais propósitos foi novamente usada durante o primeiro governo de Carlos Ibáñez del Campo, que durou de 1927 até 1931.
     A ilha Robinson Crusoe é a única do seu arquipélago que tem uma população permanente, de cerca de 500 a 600 habitantes, vivendo principalmente na vila de San Juan Bautista e seus arredores. A economia local está baseada na pesca da lagosta. A sua população está diminuindo, principalmente porque muitos jovens emigram para o continente (Chile) para obter melhores oportunidades e uma vida menos isolada.

11 comentários:

Rart og Grotesk disse...

Então essa i9lha existe de verdade é?rsrs Vi o filme do Robison Crusoé, essa ilha deve ter sido mesmo inspiradora!

bjs

http://artegrotesca.blogspot.com

Ivone disse...

Oi Rafa! Antes de mais nada, obrigada por sua visita e comentario em meu blog!
Essa postagem é esclarecedora e adorei saber da Ilha com o nome da personagem!
Que legal, Ilha de Robison Crusoé!
Abraços!
Ivone

I'm a cat disse...

Rafa, eu sou fã deste livro! eu sabia que existia essa ilha :S achei interessante!

http://meublogblogdadanii.blogspot.com/

I'm a cat disse...

quer dizer eu não sabia

World Girl-Oficial disse...

Amor ta tendo um concurso lá no blog passa lá e confere! no World Girl, vê lá, é o segundo post! beijos!

dribs disse...

Sério? Isso existe mesmo?
o.o

Pois... baby é um fofo! pena que esse seriado já acabou!
PINK Pimenta | Tumblr

ah, o selinho, eu vou fazer o post ainda@

MahNovais disse...

Seguindo , segue de volta?

Emily Caroline disse...

Nunca ouvi falar nada disso, EIOHEOIEH

Beijos,
Place Fame | Extras | Twitter

Sheila D. Lima disse...

Eu é que agradeço pela sua presença no DSM!!!

Seguindo, segue de volta???

Mil Sweetkisses \o/

Mariana disse...

Que ilha mais linda, adorei o post, informou muito.
Girl Teen | Vota em mim?

Thais Leites disse...

ooi (:
Ameei o blog! ♥
Ja estou seguindo!
Se gostar,segue o meu tbm:

mycherryfashion.blogspot.com
:*

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog