18 de set. de 2011

Jimi Hendrix

Antes de tudo, queria avisar que as votações para o concurso já estão abertas no Pop e Roll, para votar no seu blog lá também, clique aqui.

Tumblr_lq1y6eaypr1qemq3zo1_500_large     Hoje fazem 41 anos da morte de Jimi Hendrix, um excelente músico que o músico veio a perder, portanto, devemos fazer uma homenagem a essa pessoa que contribuiu tanto com o rock.
     Johnny Allen Hendrix nasceu com esse nome, que durante sua infância foi mudado pelo seu pai para James Marshall Hendrix, mas ele é mais conhecido como Jimi Hendrix, nasceu no dia 27 de novembro de 1942 e  foi um grande músico, conhecido por ser um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Suas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais.

     Hendrix cresceu tendo de ser o responsável por cuidar de seu irmão mais novo, Leon Hendrix, profundamente afetado por problemas familiares, tais como o divórcio dos seus pais em 1951 e a morte de sua mãe em 1958, quando ele tinha apenas 16 anos. No mesmo ano, o seu pai, chamado Al Hendrix, deu-lhe um ukelele (instrumento de quatro cordas, introduzido no Havaí pelos portugueses no século XVII), e posteriormente comprou, por apenas cinco dólares, uma guitarra acústica, pondo-o no caminho da sua futura vocação.
     Jimi Hendrix se alistou como voluntário para a guerra do Vietnã e nunca esteve em combate, porém as suas gravações tornaram-se as favoritas entre os soldados que lá lutavam. Inicialmente levou uma vida precária tocando em bandas de apoio a músicos de soul e blues como Curtis Knight, B. B. King e Little Richard em 1965. Sua primeira aparição destacada foi com os Isley Brothers, principalmente no "Testify" em 1964.
Tumblr_louko4ckoi1qjjquso1_500_large
     Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.
     Jimi foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, certa vez Hendriz disse: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz." Fazendo referência a Little Richard, um músico de voz belíssima que eu adoro.
     Jimi Hendrix conquistou muitos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood foi dedicada a ele em 1994. Em 2006 seu álbum de estreia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone o classificou como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

5 comentários:

Dayane Nascimento disse...

Nossa tanto tempo assim não tinha nem nascido. rs
adorei essa postagem^^
visita?
http://conversando-com-a-lua.blogspot.com/

Marcinha disse...

já ouvi falar, mas nunca me interessei pela história dele. E nem consegui ler tudo kkkk' ~~preguiça~~ rafa, sentindo sua falta lá no blog ): bjs
TDiaryofteens.blogspot.com

Louca Mistura disse...

O melhor guitarrista que pode ter existido na face da terra. Nossa, sério! Fico triste por ter gente que não conhece a história dele.
Beijos
blogloucamistura.blogspot.com

I'm a cat disse...

Nunca ouvi falar desse cara, mas já vi ele, :), é bem estilo setenta, rsrs. Bjs,

http://meublogblogdadanii.blogspot.com/

Garotas & Reticências//Blog Official disse...

Nunca ouvi falar *o* ~desatualizada~,mas depois que li achei interessante a história dele (:
Beijos, http://esmalteseatitudes.blogspot.com/

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog