18 de nov. de 2010

Reino Protista

     Como tinhamos muito assunto pra estudar, não deu pra estudar o reino protista esse ano em ciências, então quis fazer um post aqui pra poder aprender sobre esse reino.

     O Reino Protista é formado por algas e protozoários.
     As algas unicelulares são encontradas tanto no mar quanto na água doce, compondo o fitoplâncton, que é o primeiro nível trófico dos dois ecossistemas aquáticos. As algas do fitoplâncton são as principais responsáveis pelo fornecimento do gás oxigênio do planeta. Dentre as algas unicelulares, encontramos vários grupos:
     Euglenas, algas alongadas que se locomovem por flagelos e reproduzem-se assexuadamento, por bipartição. Dinoflagelados, algas flageladas com uma parede celular grossa. Há as pirrófitas, que são dinoflagelados que apresentam, em seus plasmos, pigmentos vermelhos, algumas espécies são responsáveis pelo fenômeno conhecido como maré vermelha. Diatomáceas, algas que apresentam parede celular com reforço de sílica e, por isso, são encontradas em uma grande variedade de formas.
     As algas pluricelulares não possuem tecidos ou órgãos especializados e por isso seu corpo é denominado talo. Também não apresentam vasos condutores e absorvem água e nutrientes diretamente do ambiente, pela superfície do corpo.
     Todas as algas possuem clorofila e realizam fotossíntese, também podem possuir outros pigmentos, o que lhes confere cores variadas. Sua reprodução pode ocorrer assexuadamente, por fragmentação, ou sexuadamente, com a formação dos anterozóides (gametas masculinos) que fecundam as oosferas (gametas femininos), originando o zigoto.
     Os protozoários são unicelulares, eucariontes e heterótrofos, podem ser de vida livre, formar colônias ou associar-se de diferentes maneiras a outros organismos. São classificados em:
     Rizópodes, protozoários que se locomovem formando prolongamentos da membrana citoplamática, denominados pseudópodes. Flagelados, protozoários que se locomovem por flagelos. Ciliados, protozoários que apresentam como estrutura locomotora os cílios. Esporozoários, protozoários que não apresentam estrutura locomotora, todos dessa espécie são parasitas.
     Alguns exemplos de doenças humanas causadas por protozoários: doença de Chagas, leishmaniose, malária, amebíase, giardíase, doença do sono.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog