21 de dez. de 2010

21 de dezembro de 2012: Será que o mundo irá acabar?


     Quando vi que hora era dia 21 de dezembro, lembrei logo da teoria maia que o mundo iria acabar daqui a dois anos, e achei que seria legal comentar com vocês.

     Há algum tempo todos vêm falando sobre o dia, daqui a exatamente dois anos, 21 de dezembro de 2012. Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso (o calendário da foto), mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que realmente acabaram acontecendo, como a chegada do homem branco, Hernan Cortez, no dia 8 de Novembro de 1519.

     Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro de 2012. Esse acontecimento será tão grave que o mundo como conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
     Também há outras profecias ligadas a 2012, apesar da dos Maias ser a mais conhecida. O antigo I Ching, um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar em 21 de Dezembro de 2012.
     Merlin, o mágico da corte do Rei Artur, previram (existiam vários Merlins) Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, entre outros acontecimentos. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.
     Outra pessoa foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma, como Delphi na Grécia. Ela também previu corretamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data dos outros.
     Há também um projeto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projeto prevê um acontecimento global para 2012.
     Todos essas pessoas prevendo o mesmo acontecimento na mesma data me leva a pensar que o mais relevante é o dos Maias, que os outros profetas podem ter feitos suas previsões com base na dos Maias que é a mais antiga. A proximidade dos fatos e o número cada vez maior de profecias sobre o assunto,  faz com que a população mundial fique, cada vez mais, assustada com a possibilidade de morrer em dois anos, e ainda há os vários filmes que estão sendo lançados sobre o apocalipse, que não melhoram em nada a tanatofobia das pessoas.
     Não sei qual ano vai ser mais estranho, 2012 ou 2013, 2012 porque todo mundo vai passar o ano inteiro pensando no fim do mundo e dando escândalos cada vez maiores, e 2013 porque vai ser ano seguinte ao em que, segundo milhares de profecias, o mundo deveria acabar. Mas se o mundo realmente acabar em 2012, pelo menos não vamos perder nenhum acontecimento quando morrermos, já que todos vamos morrer ao mesmo tempo.

Prometo que volto a falar desse assunto em 2013

1 comentários:

Moacir disse...

Vai nada!! isso e besteira!!

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog