10 de dez. de 2010

Dez palavras estranhas e seus significados

     Hoje estava no escritório do meu pai e achei lá achei um dicionário enorme, mas enorme MESMO, ele bem mais comprido e muito mais grosso que o dicionário que eu uso no colégio, então pensei "Poxa, se existe um dicionário tão grande, o dicionário que eu tenho não deve ter a maioria das palavras", com esse pensamento fui procurar palavras que nunca tinha ouvido antes e escolhi dez aleatoriamente para escrever aqui.

     Alcooviteiro: adj 1. Intermediário de amores. 2. Contador de novidades, intrigante, mexeriqueiro. sm 1. Aquele que alcovita. 2. Lamparina de querosene, com torcida livre. 3. Reg (Alagoas) Lampião de gás com manga de vidro. 4. Ornit Periquito, também denominado mexeriqueiro.
     Desabotinado: 1. Valente. 2. Adoidado, amalucado, insensato. 3. Ligeiro.
     Jaspear: Dar cor ou a aparência do jaspe a: "Azular o sangue, jaspear a tez" (Rui Barbosa).
     Jaspídeo: Que possui muitas cores, irregularmente dispostas, formando pequenas manchas.
     Promombó: 1. Maneira de pescar em noite escura que consiste em acender fogo ou facho no meio da canoa e armar no centro dela um lençol como se fosse uma vela, iluminando-o, assustando os peixes com pancadas de remo no fundo da embarcação, de modo que eles saltem assustados para fora da água e, atraídos pelo clarão, caiam dentro da canoa; ingareia. 2. Designação de várias outras maneiras de pescar em que se usam alguns desses recursos.
     Sonoceísmo: Centralização étnica, operada pela fusão de vários grupos num grupo único.
     Termogalvanômetro: Galvanômetro destinado a medir fracas correntes alternadas de alta frequência, pelo seu poder de aquecimento.
     Triposopia: Anormalidade caracterizada pela existência de três faces.
     Valencina: Pano de lã fina, fabricado na Valença, Espanha.
     Yagi: Antena de ondas curtas, direcional e seletiva.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog