8 de dez. de 2010

Dia de Nossa Senhora da Conceição

     Hoje é comemorado pelos católicos o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, uma invocação de Maria, mãe de Jesus. Por isso que a minha amiga Conceição, que faz aniversário hoje, se chama Conceição e não Claudia, que seria seu nome se tivesse nascido em outro dia. Aproveitando post para dizer: PARABÉNS CONCEIÇÃO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

     Várias cidades brasileiras declaram feriado no dia da Imaculada Conceição, como Angra dos Reis, Dourados, Itapura, Bragança Paulista, Jacareí, Mogi-Guaçu (Padroeira do município), Recife, Salvador, João Pessoa, Manaus, Campina Grande, Sobral Curitibanos - SC, Mundo Novo, Belo Horizonte, Contagem, Conceição dos Ouros, Divinópolis, Moraújo, Porto Franco, Campos dos Goytacazes, Jandira, Teresina, São Bento do Sapucaí - B° do Quilombo, Teófilo Otoni e etc.
     No município de Angelina em Santa Catarina, além da festa no dia 8 de dezembro que leva muitos devotos até a gruta, onde das águas da cachoeira bebem e lavam suas almas, também na noite de Quinta para Sexta-feira Santa, durante toda a madrugada, peregrinos fazem romarias até a gruta de Lourdes, homenageando a Imaculada Conceição, encontrando nas águas que correm abençoadas, purificação da mente e do corpo.
     Nossa Senhora da Conceição, é a padroeira de Portugal, por isso no país esse dia é feriado nacional.
     A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
     O dia 8 de dezembro foi o dia em que o dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 1854. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma. Assim o papa expressou o dogma:


Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fieis.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog