29 de dez. de 2010

Doce de Leite

     Depois de tentar todas as formas de achar inspiração que eu tenho quando vou postar no blog e não ter tido inspiração nenhuma, fiquei simplesmente sem saber o que escrever, foi então que eu fui almoçar e tive uma ideia meio estranha porém boa, eu pensei em falar sobre o que eu estava comendo, sei lá, dar uma receita pra ver se alguém aprende a cozinhar comigo ou simplesmente falar por que nós temos a tradição de comer tal comida, analizando o que tinha comido fiquei pensando em que falar: arroz, feijão, fígado, picadinho, cenoura, batata. Foi a sobremesa que achei mais interessante para um assunto de blog, doce de leite. Algumas pessoas devem se perguntar: Como é feito o doce de leite? Como ele é feito na forma pastosa e na forma sólida? E então, vocês sabem, eu não posso deixar perguntas sem respostas.

     A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar da cana passa a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite atual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.
     Na Argentina há a história do tratado histórico de Canhuelas na Argentina, em 17 de julho 1829, que tenta provar a criação do doce de leite por argentinos. Narram que nessas épocas houve um encontro entre o General Lavalle e Juan Manuel de Rosas, que tinham assinado o "Tratado de Canhuelas" em 24 de junho desse mesmo ano e que estavam se reunindo novamente para dar acabamento ao acordo.
     Quando o general Lavalle chegou no acampamento de Rosas, cansado da cavalgada aproveitou para descansar na cama do irmão de criação, já que os dois tinham sido amamentados pela mesma ama-de-leite. Como a cozinha e as camas do pessoal mais importante ficavam juntos, quando Rosas chegou mandou a cozinha sair para deixar Lavalle descansar.
     Quando Lavalle acordou, Rosas mandou chamar a cozinheira para preparar um mate com leite e açúcar, bebida muito consumida pelos argentinos. Mas quando a cozinheira olhou para o fogão a lenha, lembrou que tinha deixado uma panela de ferro fervendo com leite e o açúcar e que este após horas, tinha se convertido numa pasta de cor marrom. 
     De momento largou a panela de lado e começou a preparar o leite com açúcar pra servir uns mates aos generais, quando um soldado que estava no galpão, passou o dedo na pasta e fez comentários excelentes da pasta de leite doce que tinha se formado, por descuido da cozinheira e por Lavalle ter ficado descansando. Segundo os argentinos, desse desastre culinário, que nasceu o doce de leite.
     No Brasil, o doce é produzido em escala industrial por todas as empresas produtoras de laticínios. A produção artesanal é comercializada por pequenas marcas (principalmente no estado de Minas Gerais). Na Argentina, as marcas mais populares são La Serenísima e Gándara. Já na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate. No Uruguay, país produtor de excelentes laticínios, as marcas tradicionais são o Conaprole, La Pataia, Los Nietitos, Ricoleso, Majar, Claldy, entre outros.
     No México, ele é chamado de cajeta por associação às pequenas caixas de madeira nas quais o doce é vendido. Nesse país, o doce é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra.
     Recentemente, o doce de leite ganhou popularidade nos EUA, graças ao lançamento de um sorvete de doce de leite pela empresa Häagen-Dazs em 1997. É o terceiro sabor mais vendido pela empresa, atrás apenas de baunilha e de Fudge Ripple.

     Agora pra quem quiser fazer doce de leite caseiro, aqui a receita:
     Ingredientes
     - 4 litros de leite (de vaca, não o pasteurizado)
     - 2 kg açúcar
     Modo de preparo
     Misture o leite e o açúcar e leve ao fogo até adquirir consistência cremosa.

     Para fazer doce de leite em pedaços, tem essa receita aqui:
     Ingredientes
     - 1 litro de leite
     - 1 quilo de açúcar
     - 1 colher(chá) de bicarbonato de sódio
     Modo de preparo
     1. Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo até ferver
     2. Adicione o bicarbonato, abaixe o fogo e deixe ferver brandamente até engrossar, sem parar de mexer, até aparecer o fundo da panela
     3. Retire do fogo e bata o doce até começar a perder o brilho
     4. Despeje numa pia de mármore ou tabuleiro untados com manteiga e depois de frio, corte.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog