15 de dez. de 2010

Gregory House & Sherlock Holmes

     Quem assiste a série House pode perceber facilmente durante os episódios que Gregory House, o personagem principal, tem excelentes habilidades dedutivas já que muitas vezes quando está consultando pacientes consegue saber várias coisas sobre a vida da pessoa olhando uma coisa simples e aparentemente sem importância, essa sua habilidade é tão boa que poderia ser comparada à de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso das histórias clássicas.
     Quando fui fazer meu post sobre a primeira temporada de House, fiquei sabendo que David Shore, criador da série, é fã de Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, e foi então que pensei "Então House deve ser realmente um Sherlock moderno, não é apenas conhecidência" e desde então fiquei procurando semelhanças entre os dois personagens de ficsão tão famosos, e agora que já estou assistindo a terceira temporada acho que tenho várias informações. A medida que for assistindo a série, vou postando novas semelhanças.

     - O próprio nome do médico é inspirado no detetive dos livros, Holmes sem o L fica "homes" que significa "casas" e House significa "casa".
     - Os dois têm excelentes habilidades detudivas e só trabalham em casos que sejam complicados e interessantes ao seu ver, House em casos médicos e Holmes em casos policiais, em crimes.
     - Os dois não medem esforços para resolver casos que os intrigem, arriscam até a si próprios para resolvê-los.
     - Ambos são viciados em narcóticos, Sherlock em cocaína e Greg em analgésicos (Vicodin).
     - Holmes tinha uma admiração por música e tinha talento com o violino, House está sempre ouvindo música em seu mp3 e sempre toca piano e guitarra.
     - Os dois têm somente um amigo que acaba sendo seu grande companheiro e ajudante, Holmes tem John Watson e House tem James Wilson, até o nome deles têm as mesmas inicias, J.W.
     - No episódio 11 da quinta temporada, quando Wilson fala com Taub e Kutner sobre o presente que House ganhou no começo do episódio diz que quem lhe deu foi Irene Adler, o nome da mulher que enganou Holmes em sua primeira história "Um escândalo em Bohemia".
     - A primeira paciente de House, na série, chama-se Rebecca Adler, mais uma referência à Irene Adler.
     - No final da segunda temporada, o homem que atira em House tem o sobrenome Moriarty, que é o nome do arquiinimigo do detetive, professor James Moriarty.
     - Ambos personagens moram em apartamentos de número 221B.
     - Sherlock sempre procura não se deixar envolver sentimentalmente no caso que está solucionando, assim como Gregory que não gosta de ver seus pacientes para que não crie sentimentos por eles.
     - O melhor amigo de Sherlock, Watson, sofreu um acidente na perna e usa bengala, Greg sofreu um infarto na coxa e também usa bengala.
     - Na segunda temporada, Wilson se separa da esposa e vai morar com o amigo, e certa vez, nas histórias de Sherlock Holmes, Watson se separou da esposa e foi morar com o detetive.
     - Ainda na segunda temporada, quando House está no hotel com Stacy e tenta curar um paciente por telefone faz uma charada que já havia sido feita por Sherlock, da cor do urso que se via passando se todas as partes de uma casa dessem para o sul.

1 comentários:

wandercley disse...

eiii vc nao postou a minha foto ainda neahh
hehehhehe
tenhu ki aprescer ai
bjs

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog