25 de dez. de 2010

Por que hoje é Natal?

     Pois é gente, hoje é Natal, já me reuni ontem com toda a família, já conversei muito ontem com a minha prima (aquela Melissa que de vez em quando aparece aqui), já comecei a assistir a quinta temporada de House e hoje vou almoçar com a família como é tradição. Mas por que milhares de pessoas comemoram essa festa tão importante para os cristãos exatamente nesse dia? Vocês sabem que eu respondo essas perguntas para vocês, né, então pronto, eis a resposta:

     O Natal pode ser comemorado em duas datas, de pendendo do país, nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro, nos demais países é comemorado no dia 25 de Dezembro. Ele que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, apesar da data de comemoração do Natal não ser conhecida como o aniversário real de Jesus. Natal significa nascimento. Há muito tempo se comemorava o solstício de inverno, data a partir do qual os dias ficam cada vez mais longos, marcando assim o renascimento anual do próprio Sol.
     Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro.
     Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.
     Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.
     Ao longo de quatrocentos anos depois, Jesus teria nascido, morrido e ressuscitado, segundo os primeiros cristãos acreditavam e comemoravam, mas indiferente a isto, as pessoas continuaram a celebrar o solstício de inverno. Quando os cristãos decidiram comemorar o nascimento de Jesus, já não havia registro confiável a respeito dessa data certa, hoje se estima que Jesus teria nascido em torno do ano 7a.C., em uma primavera. Foi em 350 que o Papa Júlio I decretou que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo.



DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL
e que Papai Noel traga presentes kkk

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog