21 de fev de 2011

Célula

     Então pessoal, como havia dito ontem, hoje falarei sobre o assunto da minha prova de amanhã, que será de biologia e aparentemente estará facílima pois cairá somente sobre células, a única coisa que preciso memorizar melhor é a função de cada organela celular.

     A célula é a unidade básica dos seres vivos. Há muitos tipos de células, que se encontram associadas no organismo formando tecidos.
     Essa ideia desenvolveu-se aos poucos e ficou conhecida como teoria celular. Por meio de observações microscópicas da estrutura de muitas plantas e muitos animais, finalmente foi aceita a presença de células como uma característica estrutural comum aos seres vivos em geral.
     Os vírus não são formados por células, só realizam funções vitais após invadir a estrutura celular e "pegar" para si componentes de que a célula necessita, para que possa formar novos vírus.
Esquema de uma célula animal
     Todas as células são dividas em três partes: núcleo, membrana plasmática e citoplasma.
     O núcleo controla as funções da células e armazena o DNA (Ácido Desoxirribonucléico) e o RNA (Ácido Ribonucléico), é envolvido pela membrena nuclear, mais conhecida como carioteca.
     O citoplasma armazena as organelas celulares e é onde ocorre as reações químicas dentro das células. As organelas presentes tanto nas células vegetais quanto nas animais são quatro:
      Retículo endoplasmático: é um sistema de canais e tubos onde circulam materiais e ocorrem reações químicas.
       Mitocôndrias: fornecem energia para as atividades celulares, para isso consomem gás oxigênio e liberam dióxido de carbono.
       Ribossomos: realiza a síntese das proteínas.
      Complexo golgiense: antigamente conhecido como complexo de Golgi, é um conjunto de vesículas (bolsas) achatadas que armazenam e transportam substâncias.
Esquema de uma célula vegetal
      A diferença entre as células vegetais (célula mais abaixo) e animais (imagem ao lado) é que as vegetais possuem - além das organelas citadas acima - parede celular, cloroplastos e vacúolo, enquanto as células animais possuem centríolos e lisossomos. A seguir a função que cada uma dessas organelas, marcado de rosa as que somente os vegetais possuem e de azul as que somente os animais possuem:
      Centríolos: responsável pela divisão celular e formação dos cílios e flagelos das células, como por exemplo, os flagelos dos espermatozóides.
      Lisossomos: realiza a digestão e limpeza celular.
      Parede celular: é um reforço externo constituído de celulose, um tipo de carboidrato ou açúcar.
      Cloroplastos: organelas ricas em clorofila, pigmento verde que permite à planta aproveitar parte da energia solar para realizar a fotossíntese.
      Vacúolo: organela que acumula água e substâncias diversas.
     Já a membrana plasmática controla a entrada e saída de substâncias na célula, tal capacidade de selecionar é conhecida como permeabilidade seletiva, e permite a manutenção da composição do citoplasma, isto é, de um equilíbrio dos componentes celulares.
     O Modelo de Mosaico Fluido feito por Singer e Nicholson, diz que a membrana é formada por duas camadas de fosfolipídios uma oposta a outra, formando um mosaico, as proteínas da membrana estão engatadas na camada lipídica, do lado externo, ou atravessando completamente a membrana, ele que é utilizado atualmente para definir a membrana plasmática. Pode-se observar melhor na imagem ao lado.
     As células são compostas quimicamente por compostos orgânicos (marcados de verde) e inorgânicos (marcados de lilás).
      Compostos ôrganicos são produzidos no organismo dos seres vivos seja animal ou vegetal. Exemplos: ácido nucléico, carboidratos, lipídios, proteínas.
      Ácido Nucléico é essencial para a vida, ele que compõe o DNA e o RNA.
      Carboidratos são açúcares que funcionam como energia para o corpo.
      Lipídios são gorduras e óleos que funcionam como reserva de energia para o corpo.
      As proteínas formam as estruturas do corpo.
      Compostos inorgânicos não são produzidos no organismo dos seres vivos, são econtrados na natureza, no ambiente, seus maiores exemplos são a água e os sais minerais.
      A água é a mais abundante das substâncias da célula, funciona como solvente para grande parte das outras substâncias presentes na célula, transporta substâncias dentro ou fora das células, e o meio onde ocorrem as reações químicas.
      Os sais minerais têm funções específicas no organismo e são obtidos pela alimentação.

2 comentários:

Bruno JP Teixeira disse...

INTERESSANTE MAS NÃO É MINHA PRAIA... HEHHEHE..

ABRÇS
Bruno JP Teixeira - O Portuga
Blog: http://brunojpteixeira.blogspot.com

nazen disse...

hum interessante mais n é minha praia hehehe

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog