22 de fev de 2011

Formação do Capitalismo

     Então gente, amanhã é minha prova de geografia, matéria que não é das minhas favoritas mas que vou muito bem, a prova será sobre o Capitalismo e o Socialismo, mas principalmente sobre o Capitalismo, por isso só falarei sobre ele hoje.

     As atividades econômicas que surgiram e se desenvolveram nas vilas europeias por volta dos séculos XI e XII, impulsionaram um tipo de trabalho que havia perdido sua importância e tinha pouca expressão, o comércio. Os comerciantes foram ganhando importância no dia a dia da população do continente e alteraram radicalmente sua economia.
     Com o passar do tempo, os comerciantes perceberam que poderiam ganhar mais dinheiro estabelecendo novas rotinas de trabalho. Uma nova prática adotada foi a contratação de funcionários mediante o pagamento de uma remuneração, que ficou conhecida como salário.
     Os governantes europeus passaram, então, a cobrar impostos dos comerciantes. Estes, por sua vez, passaram a ter mais liberdade para realizar seus negócios e puderam tornar-se proprietários de suas casas, suas lojas e dos locais de onde retiravam a matéria-prima necessário para a produção de suas mercadorias. Desse modo, entre os séculos XIII e XIV, popularizou-se a propriedade particular.
     Com o crescimento do comércio, surgiu a concorrência. Uma das primeiras estratégias desenvolvidas para vencer a concorrência foi reduzir os preços das mercadorias, mas claro, sempre visando o lucro, não podiam reduzir tanto o preso a ponto de não ter lucro na venda da mercadoria.
     Depois foram criadas novas maneiras de ultrapassar a concorrência, como a estratégia de oferecer produtos de melhor qualidade comparados aos outros comerciantes, e a de encontrar matéria-prima mais barata e mercadorias ainda desconhecidas na Europa.
     Foi aí que começaram as Grandes Navegações, elas colocaram os comerciantes europeus em contato com continentes distantes, assi, em poucas décadas, regiões que até então eram completamente desconhecidas passaram a ser importantes fornecedoras de mercadorias para os comerciantes europeus.
     Essa fase, conhecida como colonialismo, estendeu-se das Grandes Navegações (séculos XV e XVI) até o século XVIII. Caracterozou-se pela conquista e ocupação de vastos territórios da África, Ásia e América pelos europeus.
     Nesse período, a exploração das colônias favoreceu a multiplicação de gigantescas empresas europeias, que gradativamente dominaram a economia mundial. A propriedade particular, a liberdade comercial e o trabalho assalariado, características básicas do capitalismo na Europa, foram se tornando comuns também nas colônias.
     Com o aumento da concorrência entre as potências europeias, os comerciantes queriam cada vez fazer produtos melhores e mais rapidamente. Com isso veio a Revolução Industrial, que iniciou-se na segunda metade do século XVIII, caracterizada pelom surgimento de máquinas que acelaravam a produção e de meios de transporte mais eficientes (um exemplo é a locomotiva a vapor, representada na imagem ao lado), afinal, era preciso deslocar mais produtos em menos tempo para liberar a produção.
     Então assim foi como surgiu o capitalismo, para saber como ele se consolidou totalmente na Terra é interessante ver o post que fiz sobre a Guerra Fria.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog