Ontem tinha dito que falaria hoje sobre um dos problemas do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, então aqui está, falarei pra vocês o problema e a solução do problema da cor dos olhos das escravas, resolvido por Beremiz Samir para que pudesse receber a minha de Telassim em casamento.
As escravas foram vendadas e fazendo apenas três perguntas que somente as escravas saberiam responder, Beremiz teria de acertar a cor dos olhos das cinco escravas. (Identicaremos as escravas com os número 1, 2, 3, 4 e 5.)
Ele perguntou da escrava 1 qual a cor de seus olhos e ela respondeu em um dialeto chinês que ninguém entendeu, após ordenar que as escravas só falem em árabe, sua língua, pergunta da escrava 2 o que a 1 falou e ela responde: 'As palavras dela foram: meus olhos são azuis'. Depois dessa resposta, Beremiz pergunta para a escrava 3 qual a cor dos olhos das escravas 1 e 2, e ela responde: 'A primeira tem olhos negros e a segunda tem olhos azuis.'"
Você conseguie descobrir a cor dos olhos das cinco escravas?
Clique em "ler mais" para saber a cor dos olhos das escravas.
Clique em "ler mais" para saber a cor dos olhos das escravas.

Quando a escrava 3 respondeu sobre a cor dos olhos das escravas 1 e 2, disse que a escrava 2 tinha olhos azuis, estão estava falando a verdade. Então, com essa resposta chegamos a conclusão que tanto a escrava 1 como a 3 tem olhos negros.
Nesse momento só nos resta duas escravas, a 4 e a 5, e como duas tinham olhos negros e três olhos azuis, só nos sobre dois olhos azuis, que são, portanto, das escravas 4 e 5.
Então ficamos assim: 1 = Negros, 2 = Azuis, 3 = Negros, 4 = Azuis, 5 = Azuis.

2 comentários:
MAGNIFICO... ADOREI...
ADORO ESTES ENIGMAS... TENHO ALGUNS EM MEU BLOG.
Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/
Confuso, mas bem explicado, e interessante... xD
Postar um comentário
- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.
Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog