17 de fev. de 2011

Qual a cor dos olhos das escravas?

      Ontem tinha dito que falaria hoje sobre um dos problemas do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, então aqui está, falarei pra vocês o problema e a solução do problema da cor dos olhos das escravas, resolvido por Beremiz Samir para que pudesse receber a minha de Telassim em casamento.

     "'Tenho cinco lindas escravas. Dessas encantadoras meninas, duas têm olhos negros e três têm olhos azuis. As que têm olhos negros dizem sempre a verdade, já as que têm olhos azuis sempre mentem.'
     As escravas foram vendadas e fazendo apenas três perguntas que somente as escravas saberiam responder, Beremiz teria de acertar a cor dos olhos das cinco escravas. (Identicaremos as escravas com os número 1, 2, 3, 4 e 5.)
     Ele perguntou da escrava 1 qual a cor de seus olhos e ela respondeu em um dialeto chinês que ninguém entendeu, após ordenar que as escravas só falem em árabe, sua língua, pergunta da escrava 2 o que a 1 falou e ela responde: 'As palavras dela foram: meus olhos são azuis'. Depois dessa resposta, Beremiz pergunta para a escrava 3 qual a cor dos olhos das escravas 1 e 2, e ela responde: 'A primeira tem olhos negros e a segunda tem olhos azuis.'"
     Você conseguie descobrir a cor dos olhos das cinco escravas?
     Clique em "ler mais" para saber a cor dos olhos das escravas.

     A resposta é simples quando explicada, mas para pensar nela é difícil. Quando perguntar de uma das escravas a cor de seus olhos, a resposta deria de ser obrigatoriamente que são negros, pois se ela realmente tiver olhos negros estará falando a verdade, e se tiver olhos azuis estará mentindo. Portanto, a escrava 2 estava mentindo, já que a resposta da 1 teria de toda maneira que ser "negros" e nunca poderia ser azuis. Até agora temos os olhos da escrava 2, que são azuis.
     Quando a escrava 3 respondeu sobre a cor dos olhos das escravas 1 e 2, disse que a escrava 2 tinha olhos azuis, estão estava falando a verdade. Então, com essa resposta chegamos a conclusão que tanto a escrava 1 como a 3 tem olhos negros.
     Nesse momento só nos resta duas escravas, a 4 e a 5, e como duas tinham olhos negros e três olhos azuis, só nos sobre dois olhos azuis, que são, portanto, das escravas 4 e 5.
     Então ficamos assim: 1 = Negros, 2 = Azuis, 3 = Negros, 4 = Azuis, 5 = Azuis.

2 comentários:

Bruno Teixeira disse...

MAGNIFICO... ADOREI...
ADORO ESTES ENIGMAS... TENHO ALGUNS EM MEU BLOG.

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Celso disse...

Confuso, mas bem explicado, e interessante... xD

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog