24 de mar. de 2011

Abbey Road


     Na verdade hoje iria falar sobre Harry Houdini, mas como a Melissa já vai falar dele no próprio blog dela, então tinha pensado em falar sobre o Bin Laden, mas de último hora e não se porquê, me baixou uma ideia de fazer sobre o disco Abbey Road dos meus amados Beatles.

     Abbey Road foi o décimo segundo álbum lançado pela banda britânica The Beatles. Foi lançado em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
     Depois das gravações de Let it Be, e quando o próprio grupo achava que não se reuniria mais. Paul McCartney deixou o próprio George Martin surpreso ao receber seu telefonema pedindo para que ele produzi-se mais um disco dos Beatles. George Martin topou, com a condição que fosse como faziam antes. Assim, ele não só produziu o melhor disco dos Beatles como também o álbum mais vendido até hoje.
     George Harrison surpreendeu a crítica como compositor, sempre havia ficado ofuscado por McCartney e Lennon, mas se mostrou ótimo com as músicas Here Comes the Sun e Something. Paul foi o mentor musical do trabalho, tendo seu melhor desempenho no lado B do disco. John Lennon, ausente em muitas sessões de gravação, ainda teve fôlego para dar ao grupo três de suas melhores canções: Come Together, I Want You (She's So Heavy) e Because. Ringo teve seus momentos na música Octou's Garden, que compoz, e no seu único solo de batéria que fez enquanto estava na banda, na música The End.
     Quando foi gravado na época do vinil, o álbum tinha dois lados bem distintos entre si, a fim de agradar tanto a Paul McCartney como a John Lennon individualmente. O lado A, que ia de Come Together a I Want You, foi feito para agradar a Lennon, é uma coleção de faixas individuais. Enquanto que o lado B (para agradar a McCartney) contém uma longa coletânea de curtas composições que seguem sem interrupção.
     Quero dar um destaque a faixa The End, pois é o final do disco e praticamente a despedida dos Beatles. Coincidência ou não, cada um dá seu aderus. Ringo faz seu primeiro solo de bateria, e logo depois entram as guitarras de Paul, George e John (nesta sequência) e cada um intercala seu solo. Após um break, o grand finale: "And in the end, the love you take is equal to the love you make" (E no final, o amor que você recebe é igual ao amor que você faz).
     A famosa fotografia da capa do álbum foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road em 8 de agosto de 1969 por Iain Macmillan. A sessão de fotos durou dez minutos, John sempre muito apressado só queria "tirar a foto e sair logo dali, deveriamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas". A ideia da foto era de Paul McCartney e foi ele quem escolheu a melhor das seis fotos que foram tiradas (além da foto escolhida para o álbum, uma das seis é essa foto ao lado). Esse fusquinha da capa está atualmente no museu da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Hoje, a rua onde eles tiraram a foto virou patrimônio mundial.
     A capa do disco foi objeto de rumores e teorias de que Paul estaria morto, vítima de um acidente de carro em 1966. Mais informações informações sobre essas teorias é só clicar no link acima.
     Esse foi mais um trabalho dos Beatles envolvendo o polêmico número nove. Sintomaticamente encerrando a carreira dos Beatles (Abbey Road = 9 letras), segue a linha de "Revolution 9" e que depois seria retomada por Lennon em sua carreira solo, # 9 Dream, e em diversas outras citações do ex-beatle.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog