23 de mar. de 2011

Leite Condensado

     Um dia desses quando tive aula de química e estávamos retomando pela milonésima vez em três anos (tenho aula de química desde o sexto ano) as mudanças de estado físico da matéria, meu professor foi comentar sobre a condensação que é a passagem do estado gasoso para o líquido, e eu fui inventar de perguntar o quê o leite condensado tinha haver com condensação e meu professor, que é muito direto, me respondeu que não tem nada haver e me explicou um pouco sobre esse doce que adoro, mas mesmo assim fiquei curiosa pra saber qual é a do leite condensado por isso pesquisei um pouco e falarei aqui.

     O Leite Condensado surgiu com as experiências do francês Nicolas Appert, na esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas, e mais tarde com o empreendedor norte-americano Gail Borden, que tentando desidratar o leite de vaca comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto se tranformava em leite condensado.
     Na Guerra de Secessão nos EUA (1861 – 1865) o leite consumido pelos combatentes no front,era levado através de tração animal o que era um problema, pois o leite estragava-se no transporte. O calor aumenta a pericibilidade do leite, e precisavam achar uma maneira de levar o leite do quartel até o front de batalha sem que ele estragasse.
     A solução encontrada foi mudar o ph do produto, já que em índices mais baixos (ácido) o leite se conservaria por mais tempo. As vantagens obtidas foram: maior tempo de conservação do produto, o leite tornou-se mais energético e o custo do produto permaneceu baixo.
     Só depois surge a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado. A Anglo-Swiss Condensed Milk, criada em 1866, que acabou gerando o nome do gênero do produto. Mas sete anos depois, a Nestlé adquiri a Anglo-Swiss e passa a produzir e comercializar o Leite Condensado em todo o mundo, criando o tão famoso "leite moça" (foto ao lado).
     No dia 22 de janeiro daquele ano 1890, o jornal O Estado de São Paulo trazia, em meio a seus classificados, um anúncio discreto dissendo que havia desembarcado no Brasil e estava à venda "a varejo e em grosso" na drogaria São Paulo, na rua São Bento, um novo produto. Ótimo alimento para crianças, preferível mesmo ao leite fresco, esse novo produto era o leite condensado, que oferecia a garantia do nome do doutor Henri Nestlé.

     Agora para os cozinheiros e cozinheiras de plantão, como fazer leite condensado caseira e também na versão light:

Leite Condensado Caseiro

Ingredientes:

Antiga propaganda da Nestlé
Podia ter entrado para postagem sobre
propagandas de antigamente e de agora

     2 litros de leite integral.
     600 g de açúcar cristal
     6 colheres de (sopa) de amido de milho.
     8 colheres de (sopa) de leite em pó de leite integral

     2 colheres de (sopa) fermento em pó


Como preparar:
     Numa panela coloque todos os ingredientes menos o fermento em pó. Mexa por 45 minutos mais ou menos, ai coloque o fermento dissolvido em um pouco de leite desligue o fogo e põe na geladeira.

Leite Condensado Ligth

Ingredientes:
     1 xícara de leite pó desnatado
     3/4 de agua fervendo
     1 colher de sopa de multi adoçante culinário
     1 colher de margarina ligth

Como preparar:
     Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade baixa por alguns minutos. Guarde em um recipiente fechado na geladeira (só vai ficar consistente depois que estiver gelado aproximadamente 6 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog