14 de mar. de 2011

Dia Nacional da Poesia

     Tem um calendário na cozinha da minha casa que diz várias informações sobre cada dia e quando fui ver o dia de hoje, vi que é o dia nacional da poesia e vim comentar com vocês sobre esse dia que nem todos sabem que existe.

     A poesia é uma das sete artes tradicionais, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Uma das principais características da poesia é o uso de uma linguagem bem figurada, tanto que ela pode ser interpretada de várias maneiras depedendo da percepção do poeta ou do leitor.
     Existem três tipos de poesia: a existencial, que retrata as experiências de vida, a morte, as agonias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, que traz como temática principal as relações sociais e políticas.
     A poesia como uma forma de arte pode ser anterior à escrita. Muitas obras antigas, desde os vedas indianos (1700-1200 a.C.) e os Gathas de Zoroastro (1200-900 aC), até a Odisseia (800 - 675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma poética para ajudar a memorização e a transmissão oral nas sociedades pré-históricas e antigas. A poesia aparece entre os primeiros registros da maioria das culturas letradas, com fragmentos poéticos encontrados em antigos monolitos, pedras rúnicas e estelas.
     O poema épico mais antigo sobrevivente é a Epopeia de Gilgamesh, originado no terceiro milênio a.C. na Suméria (na Mesopotâmia, atual Iraque), que foi escrito em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, em papiro.
      Na Grécia Antiga, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia naquela época. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
     O dia 14 de março virou dia da poesia pois é o dia do nascimento de Castro Alves (imagem ao lado), um importante poeta brasileiro, que morreu de tuberculose muito novo, com apenas vinte e quatro anos. Entre as principais obras de Castro Alves estão Navio Negreiro e Espumas Flutuantes.

1 comentários:

Unknown disse...

seu blog é muuuuito bom!
eu adoro, parabéns (:
vc será sempre bem vinda lá no Like So Sweet.
beeijos :*
www.likesosweet.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog