17 de mar. de 2011

Maratona

     Amanhã terei de entregar um trabalho de educação física sobre maratonas de atletismo. Hoje acabei de fazê-lo e farei para vocês um resumo dele.

     A maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico.
     Uma diferença da maratona para as outras modalidades do atletismo é que na maratona não se registra o centésimo. Os tempos dever ser convertidos ao próximo segundo inteiro maior, por exemplo, 2h08min19s20, deve ser convertido para 2h08min20s. Além disso, a organização da maratona é obrigada a colocar postos de hidratação, como da imagem ao lado, a cada cinco quilômetros.
     No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica e os inimigos haviam jurado que, se vitoriosos, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em vinte e quatro horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
     Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de quarenta e dois quilômetros dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "vencemos", e caiu morto pelo esforço.
     No entanto, Heródoto conta que, na realidade, Filípides foi enviado antes da batalha a Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr duzentos e quarenta quilômetros em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas.
     Antigamente, o percurso de uma maratona tinha quarenta quilômetros, diferente de hoje, onde ela é disputada na distância de cerca de 42,195 km.
     Esse acréscimo de 2,195 km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova (imagem dessa maratona é a segunda imagem do post). A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem essa distância.
     As principais maratonas do mundo são as que formam o circuito WMM (World Marathon Majors), são elas as de: Boston, Chicago, Nova York (todas nos Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Berlim (Alemanha).
     Esse cicuito dá um milhão de dólares para o atleta que faz mais pontos na disputa das cinco provas. Essas maratonas são as principais por serem as mais famosas, tradicionais e principalmente por distribuírem os maiores prêmios.

0 comentários:

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog