12 de mar. de 2011

Origem do Boliche

     Ontem fui jogar boliche com três amigos meus e depois de passar um bom tempo jogando, fiquei pensando como alguém pode ter tido a ideia de fazer um jogo assim, então fui pesquisar sobre a origem do boliche, e claro que vim falar aqui.

     Em maio de 2007, uma equipe de arqueólogos descobriu, após escavações realizadas na área de Kom Madim, a 100 km da capital do Egito, uma espécie de sala de um jogo bastante similar ao boliche. Essa sala não tem teto e o chão é coberto por blocos de granito. Neste local, cientistas italianos encontraram duas bolas de granito, utilizadas no jogo. Os arqueólogos afirmam que é a primeira vez que se descobre uma construção com essas características no Egito. O achado data da dinastia grega dos Ptolomeus (332 a.C. - 30 d.C.), conforme informações da Mena, agência egípcia de notícias.
     Outra lenda conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, que eram lançados colocando-se o polegar e outro dedo nas cavidades dos olhos, similar a como jogamos uma bola de boliche hoje.
     No século XII surgiu na Inglaterra um jogo de Boliche na grama, que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo porém sem derruba-lo. A popularidade desse jogo chegou ao ponto do Rei Eduardo proibir a sua prática, pois temia que ele superasse o Arco e Flecha, esporte que tinha maior importância militar.
     A versão moderna do Boliche nasceu por volta do Século III ou IV na Alemanha. Nessa época tinha conotação religiosa e era jogado com nove pinos colocados em forma de losango. Os fiéis jogavam pedras em direção à um bastão que carregavam para se protegerem, esse bastão era denominado Kegel. O "Kegel" representava o Céu, dessa forma quem conseguisse derrubá-lo, estaria se livrando dos pecados. Diz-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de Boliche em sua casa.
     As primeiras regras do Boliche foram desenvolvidas na Holanda por volta de 1650. Convencionou-se a disposição dos nove pinos na pista em forma de diamante. Ainda hoje essa versão é disputada principalmente na Europa.
     As regras atuais do jogo foram criadas em 1875 com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos (USBNA), porém ela durou pouco tempo, da mesma forma que a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. Porém, essas duas entidades ajudaram a consolidar o esporte Boliche nos Estados Unidos e, mais ainda, a difundir essa modalidade de dez pinos para a Europa, no início do século XX.

1 comentários:

Rart og Grotesk disse...

o louco!!entao no Egito antigo ja jogavam algo tipo boliche?? E só na Holanda veio as regras, interessante saber a história, como surgiram as coisas.
bjs

http://artegrotesca.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog