4 de abr. de 2011

Rumpelstiltskin

     Hoje de manhã fiz minha prova e acho que passei, não com uma nota muito boa, mas acho que consigo um sete. Amanhã tenho prova de biologia e filosofia e já estou um pouco, e ainda sobrou tempo de escrever no blog.

     Ontem estava assistindo o filme Shrek Para Sempre, com uma de minhas irmãs, minha prima mais nova e a minha avó. O vilão desse filme é o Rumpelstiltskin, que foi criado pelos escritores alemães Irmãos Grimm. Eu nunca tinha ouvido falar da história desse personagem, mas minha avó me contou um breve resumo, pois não se lembrava totalmente do conto, pelo fato de não ouví-lo há muito tempo. Hoje pesquisei na internet o conto completo e vim contá-lo para vocês.

     Era uma vez um moleiro que era pobre, mas que tinha uma filha linda. E, a fim de que o príncipe casasse com sua filha, disse: "Eu tenho uma filha que pode transformar palha em ouro." O rei disse ao moleiro: "Isso é uma arte que muito me agrada, se sua filha é tão hábil como dizes, traga-a amanhã ao meu palácio, e eu vou colocá-la à prova."
     O rei levou a menina para uma sala que estava completamente cheio de palha, deu-lhe uma roca e uma bobina e disse: "Agora começa a trabalhar, e se por amanhã de manhã cedo, você não transformar toda essa palha em ouro, você será executada. "
     A filha do moleira não tinha ideia de como a palha poderia ser transformada em ouro, e ela foi ficando com mais e mais medo, até que finalmente ela começou a chorar. Mas, de repente, a porta se abriu e entrou um homenzinho, e disse: "Boa noite, senhorita moleira, porque você está chorando tanto?"
     "Ai de mim", respondeu a menina, "eu tenho que transformar palha em ouro, e eu não sei como fazê-lo."
     "O que você vai me dar", disse o homenzinho, "se eu fizer isso para você?"
     "Meu colar", disse a menina.
     O homenzinho pegou o colar, sentou-se na frente da roda, deu três voltas e a bobina estava cheia, então ele colocou outro, deu três volta, e a segunda estava cheia também. E assim foi até o amanhecer, quando toda palha estava fiada e todas as bobinas estavam cheios de ouro.
     Ao amanhecer, o rei já estava lá, e quando viu o ouro ficou atônito e encantado, mas seu coração se tornou mais avarento. Ele colocou a filha do moleiro em outro quarto cheio de palha, que era muito maior, e ordenou-lhe que transformasse a palha em ouro mais uma nova, se apreciava a vida. A menina não sabia como ajudar a si mesma, e estava chorando, quando a porta se abriu novamente, e o homenzinho apareceu e disse: "O que você vai me dar se eu transformo que a palha em ouro para você?"
     "O anel no meu dedo", respondeu a menina. O homem pegou o anel, mais uma vez começou a girar a roda, e pela manhã toda a palha era ouro brilhante.
     O rei ficou felicíssimo quando viu aquilo, mas ele ainda não tinha ouro suficiente, portanto, colocou a filha do moleiro em uma sala ainda maior cheio de palha, e disse: "Você tem de transformar isso, também, no decorrer desta noite , mas se você conseguir, você será minha esposa."
     "Mesmo se ela fosse filha de um moleiro", o rei pensou, "eu não poderia encontrar uma esposa mais rica no mundo inteiro."
     Quando a menina estava sozinha, o homenzinho apareceu pela terceira vez, e disse: "O que você vai me dar se eu transformar a palha desta vez também?"
     "Não tenho mais nada que eu poderia dar", respondeu a menina.
     "Então me prometa que, se você se tornar rainha, me dará o seu primeiro filho"
     "Quem sabe se isso vai acontecer algum dia", pensou a filha do moleiro, e não sabendo mais o que se ajudar neste estreito, ela prometeu ao homenzinho, o que ele queria, e uma vez mais, a palha virou ouro.
     E quando o rei chegou pela manhã, e encontrou tudo como tinha desejado, ele tomou-a em casamento, e a filha do moleiro tornou-se uma rainha. 
     Um ano depois, ela trouxe uma criança linda ao mundo, e ela nunca mais pensou no homenzinho mágico. Mas, de repente ele entrou em seu quarto, e disse: "Agora me dê o que você prometeu."
     A rainha estava horrorizada, e ofereceu ao homenzinho todas as riquezas do reino, se ele deixasse seu filho. Mas o homenzinho disse: "Não, algo vivo vale, para mim, mais do que todos os tesouros do mundo." Então a rainha começou a se lamentar e chorar, para que o homenzinho se compadecesse dela.
     "Eu te darei três dias", disse ele, "se por esse momento você descobrir o meu nome, então você terá o seu filho."
     A rainha pensou toda a noite de todos os nomes que ela nunca tinha ouvido falar, e ela enviou um mensageiro ao longo do país para indagar, bem longe, para qualquer outro nome que possa haver. Quando o homenzinho chegou no dia seguinte, ela começou com Caspar, Melchior, Baltazar e disse todos os nomes que ela conhecia, um após o outro, mas a cada um o homenzinho dizia: "Esse não é o meu nome."
     No segundo dia, ela tinha inquéritos realizados no bairro com os nomes das pessoas de lá, e ela repetiu ao homenzinho, os nomes mais incomuns e curiosos. "Talvez o seu nome seja Shortribs ou Sheepshanks ou Laceleg", mas ele sempre respondia: "Esse não é o meu nome."
     No terceiro dia o mensageiro voltou e disse: "Eu não tenho sido capaz de encontrar um único nome novo, mas quando cheguei a uma montanha alta no final da floresta, vi uma casinha, e diante da casa um fogo ardente, e ao redor do fogo, um homem ridículo saltando. Ele pulou com uma perna só e gritou: 'Hoje trago o pão, a cerveja amanhã, no próximo eu vou ter filho da jovem rainha. Ah, estou contente de que ninguém sabia que meu nome é Rumpelstiltskin'"
     Você pode imaginar o quão feliz da rainha quando escutou o nome. E quando, logo em seguida, o homenzinho chegou, ele perguntou: "Agora, rainha senhora, qual é o meu nome?"
     No início, ela disse: "É seu nome Conrad?"
     "Não."
     "Seu nome é Harry?"
     "Não."
     "Talvez o seu nome seja Rumpelstiltskin?"
     "O diabo tem vos dito isso! O diabo tem vos dito isso", gritou o homenzinho. E, em sua raiva, ele mergulhou o pé direito tão profundamente na terra que sua perna inteira foi dentro, e depois, de tanta raiva, ele puxou a sua perna esquerda com tanta força, com as duas mãos, que rasgou-se em dois.

1 comentários:

Rart og Grotesk disse...

nossa que história louca!!não conhecia!!! esse homenzinho apesar de querer ajudá-la no começo era um pouco cruel!!

bjs!

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog