22 de abr. de 2011

Sexta-feira Santa

     Ontem começou o feriadão, a Melissa veio aqui em casa e como ela só foi embora tarde, nem deu tempo de postar. Mas aqui estou eu, e vim falar sobre o significado do dia de hoje, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão.

     A Sexta-Feira Santa é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. É um feriado móvel que serve de referência para outras datas. Essa data é calculada como sendo a primeira sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril. Essa determinação do dia começou a valer por decreto do papa Gregório XIII em 1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino.
     Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
     É nessa data que Cristo percorre a Via Sacra, também conhecida como Via Dolorosa. Ele carregou sua cruz até Gólgota, onde foi crucificado. Depois de morto, seu corpo foi descido da cruz e sepultado em uma cruta lacrada por uma grande pedra.
     Segundo a tradição cristã, a morte de Cristo é chamada de Paixão, pois foi um ato de amor e entrega de sua vida por nós.
     Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos. A Igreja também convida seus fieis a praticar o jejum, ou seja, a abstinência de carne vermelha, podendo, portanto, comer somente carne de peixe, mas atualmente muitos católicos não realizam essa prática.

2 comentários:

Any Brasil disse...

Muito bom seu post, bem completo.
trendluxo.blogspot.com

MARCIA MEDEIROS disse...

Olá Flor..
Te vsitando e seguindo.
Que fofo seu post !
Boa Páscoa !!
Passa lá no blog e confira os novos esmaltes da volare, cores lindas!!
Andrea
http://vitrinerepresentacoes.blogspot.com/

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog