12 de jun. de 2011

Dia dos Namorados

Hoje meu post é dedicado a todos que estão apaixonados. Vocês saberão agora o por quê de haver um dia dos namorados e de onde vem sua origem.
      O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com o intuito de mostrar seu carinho pela pessoa amada. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho.
     Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, se fazia uma festa a eles em agradecimento a fertilidade da terra, onde os rapazes colocavam nomes de meninas em papeis para serem sorteados. O nome que estivesse no papel que sorteassem seria o de sua esposa.
      Como os casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre chamado Valentino (imagem ao lado) passou a realizar matrimônios às escondidas, para os casais fugissem e pudessem viver juntos, felizes e com a bênção de Deus.
      Com isso, no dia 14 de fevereiro passou a ser comemorado o dia de São Valentin (Valentine's Day), em homenagem ao Padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como dia dos namorados.
      No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
      Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.

1 comentários:

Rart og Grotesk disse...

até que esse Valentino era bonzinho né??? fazia casamentos escondidos para casais impedidos pela família!!

interessante como surgiu o dia dos namorados!!

bjs

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog