14 de jun de 2011

Sonhos

Pois é, gente, ontem estava sem tempo, mas agora minha semana de provas acabou e estarei mais livre apartir de então. Dando uma olhada no site da Super Interessante tive a ideia de falar sobre os sonhos hoje.
     O por quê de sonharmos é um dos maiores enigmas da consciência. A psicologia e a neurologia estudam a questão de ângulos diferentes, mas não existe ainda uma resposta científica definitiva para a questão.
     Além de qualquer função biológica, os sonhos são a principal chave para o conhecimento das pessoas. Sigmund Freud publicou há mais de cem anos, uma obra chamada A Interpretação dos Sonhos, onde demonstrava que o sonhar é uma linguagem simbólica, pela qual se manifesta nosso inconsciente.
     Acredita-se também que, com isso, o sonho tenha uma função auto-reguladora de equilíbrio psicológico. É através dele que fazemos a "digestão" dos acontecimentos do dia. Já do ponto de vista neurofisiológico, existem outras funções cerebrais que seriam despertadas quando sonhamos. Uma das principais é a manutenção da memória. Sonhar guarda lembranças em arquivos de longa duração e apaga informações não usadas.
      Aposto que você já tentou lembrar seu sonho, não foi? Hoje vou lhes ensinar como lembrar:
     Se você deseja encontrar a resposta para algum problema, fixe o pensamento nele antes de dormir. Ao ir para a cama, aproveite para associar um lembrete ao dilema, como um Post-it ou um objeto do quarto. Ao vê-lo pela manhã, você se lembrará justamente de não se esquecer do sonho.
     Escreva um diário. Registre qualquer fragmento do sonho. O hábito aguça a memória e nos condiciona a recordar. Se despertar na madrugada, faça isso imediatamente - temos cerca de 4 sonhos por noite, mas, ao acordar, costumamos nos lembrar apenas do último.
     O sonho está ligado à postura: toda vez que um acaba, trocamos de posição ou nos espreguiçamos. Manter-se do jeito que estávamos enquanto o sonho acontecia é importante para resgatá-lo. O ideal é continuar de olhos fechados e fazer esforço para se lembrar.
     Se você usa despertador ou (ainda) é acordado pela mamãe, lembrar-se do sonho fica difícil. Quando somos despertados, o ciclo do sono pode ser interrompido. O risco de você despertar confuso e de o sonho sumir é grande.

2 comentários:

Rart og Grotesk disse...

é interessante esse negócio de sonho, tbm já ouvi falar de que se tem algum problema é bom pensar nele antes de pegar no sono, quem sabe no sonho tem alguma resposta né? rs
Esses dias tive um sonho tão estranho, que a Prefeitura da minha cidade tava asfaltando as ruas e de repente começou a surgir um monte de sapos!!rsrs

ate mais!bjs

http://artegrotesca.blogspot.com

Any Brasil disse...

ai menina esa semana sonhei com Javier Barden, ai fiquei loka no sonnho, rsrsrs
trendluxo.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog