15 de jun de 2011

Eclipse Lunar

Hoje teve um eclipse lunar que até pôde ser visto aqui no Brasil, então vim falar-lhes um pouco sobre o eclipse lunar para que vocês possam saber o que ocorreu hoje.
     O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a terra fica entre o sol e a lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a da lua, a chamada "linha dos nodos".
     O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia, pois ela precisa estar atrás da Terra, do ponto de vista do Sol. Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita que a Terra realiza ao redor do Sol, nem todas as fases de Lua cheia levam à ocorrência do eclipse.
     Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.
     A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Isto é consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.
     Este fenômeno também é responsável pela coloração avermelhada que o céu assume durante o poente e o nascente. De fato se nós observássemos o eclipse a partir da Lua, nós veríamos o Sol se pondo atrás da Terra.
     Todos os anos ocorrem pelo menos dois eclipses lunares. A partir da data de um eclipse é possível prever os próximos através de um ciclo de eclipses como o Saros.
     Enquanto os eclipses solares costumam durar apenas cerca de sete minutos, os eclipses lunares podem durar até pouco mais de três horas, mas a fase total dura cerca de uma hora. O eclipse lunar mais longo já visto ocorreu no dia 16 de julho de 2000 e teve sua fase total com duração de uma hora, 47 minutos e um segundo.


2 comentários:

Bruno JP Teixeira disse...

show de bola seu post...

abrçs
BRUNO JP TEIXEIRA
O PORTUGA

arthur martins disse...

GOSTEI MUITO DO SEU ESCLARECIMENTO, E REALMENTE E LINDO TUDO ISSO. SOMENTE DEUS PRA NOS PROPOR TANTAS COISAS MAGNIFICAS COMO ESSA. VALEU.,ARTHUR MARTINS

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog