26 de jun. de 2011

Thriller

Mais uma homenagem ao Michael Jackson. Vamos falar sobre o álbum Thriller, o melhor álbum de sua carreira, que inclusive eu possuo e considero muito bom mesmo.
     Thriller é o sexto álbum de estúdio do cantor norte-americano Michael Jackson. Foi lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop, soul, R&B, rock e o pós-disco. Jackson estava inspirado para criar um álbum onde "cada canção fosse sensacional", e desenvolveu Thriller com este conceito em mente.
     As sessões de gravação ocorreram entre abril e novembro de 1992, nos Estúdios Westlake, em Los Angeles, Califórnia, com um orçamento de 750 mil dólares, e o auxílio do produtor Quincy Jones. Jackson compôs quatro das nove faixas de Thriller.
Michael Jackson e Quincy Jones em premiação pelo
álbum Thriller.
     A relação entre Jackson e Jones se desgastou durante a gravação do álbum. Jackson passava boa parte de seu tempo ensaiando passos de dança sozinho. Quando as nove canções do álbum foram concluídas, tanto Jones e Jackson ficaram descontentes com o resultado, e remixaram cada uma individualmente, gastando uma semana em cada. Jones acreditava que Billie Jean não era suficientemente forte para ser incluída no álbum, mas Jackson não concordou e a manteve.
     Na época, Quincy Jones disse a Jackson que Thriller pouco provavelmente teria o mesmo sucesso de Off the Wall, pois o mercado tinha enfraquecido desde então. Como resposta, Jackson ameaçou cancelar o lançamento do álbum.
     Thriller vendeu um milhão de cópias no mundo inteiro por semana em seu auge. Sete singles foram lançados do álbum, incluindo The Girl Is Mine, que foi visto como uma má escolha e levou alguns a crer que o álbum seria uma decepção, e as especulações de que Jackson estava se virando para o público branco, mas na verdade eu acho que é uma música ótima, uma excelente parceria entre Paul McCartney e Michael Jackson, tão boa quanto Say Say Say que também é dos dois juntos.
     The Girl Is Mine foi seguido pelo hit Billie Jean, que fez Thriller disparar nas listas dos álbuns mais vendidos. O sucesso continuou com o single Beat It. A faixa-título Thriller foi lançado como single e também se tornou um sucesso internacional.
     No Brasil, Thriller é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos. Até 2001, tinha interessado a 1,2 milhões de brasileiros. Billie Jean foi a segunda canção mais executada nas rádios do país em 1983, atrás somente de "Menina Veneno", do cantor Ritchie.
     Em 1984 o disco entrou para o livro Guinness dos Recordes como o melhor e mais vendido álbum de todos os tempos. Esses dois recordes não foram batidos até hoje.

1 comentários:

Dalva Caroline disse...

Eu adoro esse clipe! é muito legal e mistura terror com musica! E obrigado pela dica no meu blog! vou colocar uma cor melhor! Bjs,Dalva :)

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog