31 de jul. de 2011

J.K. Rowling

Tumblr_lhlekxqcvl1qalpvjo1_500_large

     Joanne Rowling OBE, mais conhecida como J.K. Rowling, nasceu em Yate na Inglaterra,  no dia 31 de julho de 1965 e  é escritora de ficção, famosa por ter escrito os livros da série Harry Potter. Ela só adotou o K como segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997, em homenagem à sua avó, mas na verdade ela não possue um nome do meio. Quando criança, seu apelido era Jo.
     A pedido de seus pais, ela fez faculdade de Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, ao invés do curso de língua inglesa que pretendia fazer. Após sua graduação, Rowling deu sequência à formação na capital francesa, permanecendo lá durante um ano.

Tumblr_losqaczxtv1qekex1o1_500_large     Quando voltou à Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres, como secretária bilingue e investigadora. Pensando em sua carreira como escritora, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991.
     A autora conheceu seu ex-marido, o jornalista português Jorge Arantes, quando dava aulas de inglês na cidade do Porto, Portugal, em 1992. Eles se casaram e, após perder um filho, em 27 de julho de 1993 nasceu Jessica Isabel Rowling Arantes. Seu casamento durou até setembro desse mesmo ano e, após o divórcio, J.K. foi morar em Edimburgo, Escócia, em outubro do mesmo ano.
     Rowling vivia na Escócia com uma pensão semanal de valor equivalente a 300 reais, paga pelo governo escocês. Morava com a sua filha em um pequeno apartamento e quando Jessica dormia durante os passeios de carrinho, a autora aproveitava para entrar num café da cidade e escrever a história de Harry Potter em bloquinhos de papel.
Tumblr_lbqw6wvtvd1qclz6fo1_500_large
     O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal demorou cinco anos para ficar pronto e foi recusado por nove editoras antes de ser publicado. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, o sucesso foi instantâneo, vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards. 
     Ao negociar seus direitos como autora para os EUA, conseguiu vendê-los por cento e cinco mil dólares, valor altíssimo para uma escritora iniciante, assim ela pôde deixar de ministrar aulas e se dedicar somente ao restante da série de livros. Harry Potter foi fazendo cada vez mais sucesso, ainda mais quando seus filmes foram lançados, em 2001.
     Em 2001 ela se casou com o anestesista Neil Michael Murray, com quem teve dois filhos, David e Mackenzie. Em fevereiro de 2009, ela obteve das mãos de Nicolas Sarkozy, presidente francês, a divisa de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
     Hoje a autora vive na Escócia e não tem muitos passatempos. Quando não está escrevendo, gosta de brincar com os filhos, conversar com seus amigos e ler. Ela também curte fazer festas de Halloween e assistir ao desenho dos Simpsons.

 Curiosidades sobre Harry Potter

3 comentários:

Laryssa Holanda disse...

adorei o post ^^
beijos :*
http://sweetgirl-blog.blogspot.com/

Any Brasil disse...

adorei
trendluxo.blogspot.com

camila disse...

Adorei o que você escreveu lá no blog! O post ficou super legal rafa!! Um beijo flor!! Ah como você conseguiu fazer aquele postado por! Me ensina! Achei tão fofo! Um beijo!

E obrigada pelo carinho e pela dedicação! Obrigada! Beijos!!

www.rosachiclete-s2.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog