10 de jul. de 2011

Noite dos Cristais

Antes de tudo, não esqueçam de votar no blog no concurso do VDG, é só clicar na imagem da votação que tem do lado direito do blog e votar. Obrigada aos que já votaram.
Hoje vim lhes falar sobre a Noite dos Cristais, para que vocês possam entender a espressão que será usada no texto que postarei aqui amanhã.
     Noite dos Cristais é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se da destruição de sinagogas, lojas, habitações e de agressões contra judeus. Esse nome deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, etc.) resultantes deste dia. 
     Para o regime foi a resposta ao assassinato dois dias antes, de Ernst von Rath (imagem ao lado), um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco de 17 anos, que já havia sido deportado várias vezes da França. A pedido de Adolf Hitler, Joseph Goebbels instigou os dirigentes do NSDAP (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores) e os SA a atacarem os judeus.
     As ordens determinavam que os SA deviam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa contra os judeus. Na verdade, as reações da população foram pouco favoráveis, pois os alemães não apreciam que se ataque ou tome a propriedade alheia. Os incêndios também chocaram uma parte da população, mas não o fato de que os judeus tivessem sido atacados fisicamente.
     Esses agentes nazistas assassinaram 91 judeus, incendiaram 267 sinagogas, saquearam e destruíram lojas e empresas da comunidade e iniciaram o confinamento de 25 mil judeus em campos de concentração.
     A Noite dos Cristais marcou o início do Holocausto, que causou a morte de seis milhões de judeus na Europa até o final da Segunda Guerra Mundial.
     A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas essa noite.
     O mundo foi levado a crer que Hitler estava perseguindo os judeus usando o pretexto de um simples assassinato, e que usara o acontecimento para testar a reação mundial frente a uma perseguição racial dos judeus. Hitler realmente foi forçado a isolar os judeus e foi daí em diante que estes começaram a ser enviados para os campos de concentração, local de onde a maioria não conseguiu mais sair.
     A partir desse dia, tudo havia mudou na Alemanha, a relação dos judeus com os alemães já não era mais amigável, e os próprios judeus já não se consideravam mais alemães.

3 comentários:

Any Brasil disse...

vc mudou o layout?/? adoreeeei. lindo
trendluxo.blogspot.com

Dalva Caroline disse...

http://vidadegarota-dalva.blogspot.com/ tem tag pra vc la no meu blog! :)

Dalva Caroline disse...

rafa vc ganhou o concurso! manda seu email pra eu poder fazer a entrevista! :) os premios tao la no blog! parabens!

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog