14 de ago. de 2011

Dia dos Pais

     Há quem creia que a origem dessa data vem da Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Esse cartão desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
     Mas também há quem creia que a origem da data foi parecida com a origem do Dia das Mães.
     Conta-se que em 1909, na cidade de Spokane em Washington, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
     Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
     A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
     No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Tumblr_lpo56fbcfs1qm6endo1_500_large
Enfim, parabéns a todos os pais. Feliz dia dos pais!

7 comentários:

Marcinha disse...

amei o post, amo tudo aqi, fala sibre todos os assuntos, agora entendo o nome kk' bjim

Ivone disse...

Oi Rafa linda!
Adorei essa postagem, aprendi com você, pois não é por eu ser vivida que saiba tudo, longe de mim, aprendo aqui, nesse blog lindo dessa pessoa inteligente que é você!
Beijos em seu lindo coração!
Ivone poemas
henristo.blogspot.com

I'm a cat disse...

aah, legal essa curiosidade, papii, eu amo vc^^^

http://meublogblogdadanii.blogspot.com/

Aninha Orth disse...

Seguindo e amando! Retribuí? http://blog-always-sweet-girl.blogspot.com/

Letícia Pereira disse...

Que legal... Gostei de saber.Bjus

http://sublimesblog.blogspot.com/

Marcella Travassos disse...

Olha só, dessa eu não sabia, muito legal!

seguindo gata
beijos

www.girlsandglam.com

dribs disse...

amei amei amei!!
http://pinkpimenta.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog