11 de out. de 2011

Renato Russo

Quem já acompanha o blog com certeza já percebeu que eu adoro rock, então pois é, hoje fazem 15 anos da morte de Renato Russo e preciso fazer essa homenagem ao meu roqueiro brasileiro favorito.

Tumblr_lsweyxrhae1qh1nrzo1_500_large
Tumblr_lomik2rllw1qk7u87o1_500_large     Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, nasceu no dia 27 de março de 1960 na cidade do Rio de Janeiro. Aos quatro anos, ganhou um disco dos Beatles, que era uma de suas bandas preferidas (e minha também!). Aos sete anos, seu pai foi transferido e teve que morar com a família em Nova York, nos Estados Unidos, onde Renato aprendeu a falar inglês. Aos 9 anos, ele voltou a morar no Rio de Janeiro, na casa de seu tio.
     Em 1975, aos quinze anos, Renato foi diagnosticado como portador de epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento ele se dedicou quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, Russo teria alegado que este período fora determinante na formação de sua musicalidade.
     Em 1978, inspirado pelo Sex Pistols, Renato formou o Aborto Elétrico, que após a saída e entrada de vários integrantes, contou com participações de Fê e Flavio Lemos (depois do Capital Inicial), Ico Ouro Preto e André Pretorius.
Tumblr_lssadw3rui1qfdzwzo1_500_large
     Após quatro anos com a banda, Renato a abandonou para fazer trabalhos solos. Neste período ficou conhecido como "O Trovador Solitário". Foi quando a Legião Urbana com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixavam a banda e entrava Dado Villa-Lobos.
     Conheça mais sobre a história do Legião Urbana
     Renato era HIV positivo desde 1990, mas nunca assumiu publicamente a doença. Desde a época de "Descobrimento do Brasil", Renato andava recluso e arredio e evitava a imprensa. As suspeitas se comprovaram em 11 de outubro de 1996 com sua morte por broncopneumopatia, septicemia e infecção urinária, consequências da AIDS.


7 comentários:

Dayane Nascimento disse...

Adooro as musicas dele ^^
visita?
http://conversando-com-a-lua.blogspot.com/

Plum disse...

Flor,adorei teu blog,não conhecia,mas já tô seguindo! Ah,se puder,visita o meu Famenine Place? Se gostar,adoraria ter você como seguidora *-*

Link do Famenine Place: Viverserfeliz-renata.blogspot.com

Amei conhecer a história do Renato Russo!

Angélica disse...

Não sou a melhor pessoas pra falar sobre Renato Russo, até mesmo porque eu nao sou muito do lado rock, curto algumas bandas, mas pra falar a verdade nao lembro de quando ouvi o Renato, mas me lembro de uma letra dele que li e achei linda, entao vale a pena a homenagem.

Obrigada pela atenção e o carinho que você sempre me passa no Pós Dezesseis, e espero poder sempre retribuir isso :D

I'm a cat disse...

Sim, eu também adoro rock. É bom ^^
Lembrando que o blog mudou de nome, vc pode mudar nos afiliados?

Mariana disse...

Sou super fã das músicas, grande homem.
Claro, adorarei aparecer aqui.

Girl Teen

Any Brasil disse...

amiga eu não gosto muito das musicas dele, sou a única né???rsarsrs
trendluxo.com.br

Catarine S. disse...

Também gosto de Renato Russo
a voz dele era incrível!

Gostei do seu blog :d
Se puder visitar e seguir o meu
Beijos

girlopinion.blogspot.com/

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog