20 de nov. de 2010

Consciência Negra

     Hoje é dia da Consciência Negra, uma data que deve sempre ser lembrada, para conscientizar as pessoas que não devemos ter nenhum tipo de preconceito, então falarei sobre ela hoje.

     O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A cidade dentre da qual está este dia é chamada Semana da Consciência Negra.
     O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. Até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, uma comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel. Só depois a  lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar.
     Essa data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi morto quando o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um ataque ao Quilombo dos Palmares, após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída, mesmo ferido, Zumbi consegue fugir, porém foi traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Por fim, aos 40 anos de idade foi degolado.
     O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
     Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras, procurando evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
     Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

1 comentários:

Unknown disse...

a consiensia negra é muito seria adorei
oque você fez isso é dimais

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog