27 de dez. de 2010

Igreja Adventista do Sétimo Dia

     Sou católica, mas decidi falar da Igreja Adventista do Sétimo Dia porque ontem quando assisti o décimo oitavo episódio da quinta temporada de House, ele falou para uma paciente da origem dessa Igreja e eu achei uma história muito interessante, e como toda coisa muito interessante que encontro, tenho que dividir com vocês.

     A crença do adventismo foi iniciada em 1818, por Guilherme Miller (homem da foto), um fazendeiro americano. Ao aceitar Jesus ele mergulhou num profundo exame da Bíblia, lhe atraíram particularmente as passagens de Daniel e do Apocalipse, levando-o a investigar a data mais provável do fim do mundo.
     Já em 1818, Miller fixara a data do fim do mundo (ou advento, de onde vem o nome adventistas), para o ano de 1843. Diz ter ouvido uma voz interior que lhe insistiu: "Vá e di-lo ao mundo". Pregou o advento durante dez anos por toda a costa oriental dos EUA. Muitos de seus ouvintes começaram a pregar também. Assim o advento se espalhou como uma febre epidêmica.
     Passando o ano de 1843 sem o fim do mundo, o profeta Miller marcou-o para o dia 21 de Março de 1844. Neste dia, milhares de pessoas, vestidas de branco, passaram a noite toda esperando Jesus e foram decepcionados. Miller voltou à sua congregação e pediu desculpas pelo erro tão grave e voltou a ser um pator batista. Mas ele não se deu de que alguns de seus seguidores, que a partir de 1844, formaram o movimento do adventismo.
     De 1844 a 1860, os seguidores de Miller, sendo uma boa porcentagem deles batistas excluídos, foram conhecidos apenas como adventistas. Eles continuaram na insistência por datas, profetizando quase uma por ano até o ano de 1877.
     Entre os fiéis seguidores de Miller estava a senhora Ellen G. White (mulher da foto), que, depois de ver fracassadas outras tentativas de marcação de datas, afirmou ter tido visões dos céus que lhe revelaram toda a verdade. Afirmava ela que o santuário de Daniel 8,13-14, está no céu e não na terra e Cristo teria vindo em 22 de Outubro de 1844 a esse santuário celestial. A próxima visão de Ellen foi sobre a guarda do sábado, de onde surgiu o complemento do nome Adventista do Sétimo Dia, diz a Sra. White que teve uma visão onde havia uma arca no céu e nela estavam escritos os dez mandamentos, o quarto mandamento estava destacado por um círculo de luz, ela entendeu, portanto, que ele precisava receber mais atenção que os outros. Sua visão foi bem aceita pelos membros do adventismo e continua sendo seguida até hoje pelos seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
     Os adventistas são o décimo segundo maior corpo religioso do mundo e o sexto maior movimento religioso internacional. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é também a oitava maior organização internacional de cristãos do planeta. A igreja Adventista no mundo é regida por uma Conferência Geral, com pequenas regiões administradas por Divisões, Uniões e Associações e Missões locais. Possui atualmente cerca de 17 milhões de membros, está presente em mais de 200 países e territórios e é etnicamente e culturalmente diversificada. No Brasil existem cerca de 1,6 milhões de membros.
     Os adventistas do sétimo dia (IASD) aceitam a Bíblia como seu único credo, por isso são baseadas exclusiva e unicamente na Bíblia. Baseados nela, foram instituídas as Crenças Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia. Essas doutrinas são divididas em seis blocos: doutrina de Deus, doutrina do Homem, doutrina da Salvação, doutrina da Igreja, doutrina da Vida Cristã e doutrina dos Últimos Eventos. Todas elas são apresentadas em textos bíblicos.
     Os adventistas do sétimo dia creêm que além dos deveres instituidos por Deus, têm a responsabilidade de manter as relações com todos de igual forma e cuidar daquilo que é o bem de todos, o planeta. Por essa questão, são inumeras as instituições não-governamentais ligadas a este grupo. Têm escolas, faculdades, hospitais, e organizações de ajuda humanitária como a ADRA (Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais), que atuam neste e em outros países.

2 comentários:

Renne disse...

Legal vc postar sobre os adventistas, mas há um erro nesta parte,Eles não marcaram mais datas,mas os que continuaram estudando a bíblia dderam origen a igreja adventista atual que foi fundada oficialmente em 1963

''e 1844 a 1860, os seguidores de Miller, sendo uma boa porcentagem deles batistas excluídos, foram conhecidos apenas como adventistas. Eles continuaram na insistência por datas, profetizando quase uma por ano até o ano de 1877.''


Feliz Sábado!!

Grupo AlamusS disse...

Olá flor amei o seu poste eé bom saber que pessoas como voce e na sua idade se interessa pela história do Adventismo, continue estudando você vai se surpreender com muitas outras coisas que vão muito além disso. Que eu também descobri e gostei muito. Deus abençoe você !! GRANDE BEIJO LINDA :D

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog