21 de jan. de 2011

Casamento Hindu

     Hoje a noite vou para o casamento do irmão da minha madrasta, o que me deu a ideia de escrever sobre casamentos em alguma cultura, ontem pesquisei vários tipos de casamentos e achei mais interessante falar do hindu.
     Queria avisar vocês que já que a festa de casamento que eu vou será no condomínio do meu pai, vou dormir na casa dele e voltarei amanhã, e como lá a internet é péssima, provavelmente não terei paciência de escrever no blog, então dependendo do horário que voltar para a casa da minha mãe não vai dar pra escrever no blog amanhã, mas domingo com certeza escreverei, a menos que ocorra algum imprevisto.

     Um casamento indiano pode variar muito conforme costume e etnia de cada região da Índia, mas de maneira geral, costumam durar dias. Aplicações de tatuagens e pinturas feitas de henna são usadas nas mãos das noivas e das convidadas servem de enfeite e promovem um efeito refrescante que ajudam nos dias de muito calor.
     Os indianos acreditam que a vida em família é o estado natural dos seres humanos, para termos mais chance de sermos felizes e realizar nossas metas. Com essa crença, os casamentos dentro do hinduísmo possui hinos e rituais simbólicos e profundos, que traduzem todo o amor, dedicação e confiança que os noivos fazem através de votos e gestos durante a cerimônia. A intenção é demonstrar a todos presentes, o real sentimento que existe entre o casal.
     A consagração é realizada primeiramente através um ritual de fogo conhecido como Agnihotra, que é utilizado em várias outras celebrações, não apenas em casamentos. Monta-se uma arena de tijolos cheias de areia e nela colocam-se cinco tipos de cores, frutas, incensos e temperos, além de cocos frescos. Tudo isso forrado por folhas de bananeira. A escolha de cinco tipos de cada ingrediente simbolizam os cinco elementos da natureza.
     O sacerdote conduz a cerimônia e convida os pais para sentar ao redor da arena ao lado dos noivos. A partir daí, com um brahmana (sacerdote) a cargo da liturgia, o ritual passa para o momento das promessas, repetidas pelo casal. Durante a cerimônia, por diversas vezes, alguns dos presentes são convidados a oferecer elementos ao altar de fogo após pronunciarem os mantras.
     No momento da formalização do casamento, os hinduístas realizam o ritual das guirlandas de flores. Cada noivo escolhe um amigo para fazer a entrega das guirlandas, então o noivo coloca o colar na noiva e vice-versa. Depois, ambos amarram as vestes um no outro e trocam de lugar, este ritual significa que todos têm poderes iguais na relação.
     Em seguida, o marido marca o couro cabeludo da mulher com uma tinta vermelha, o sindoor. As mulheres mais tradicionais fazem esta marca todos os dias, é uma maneira de mostrar que são comprometidas.
     Ao final, os noivos dão sete voltas ao redor da arena e, a partir daí, inicia-se a celebração, todos os elementos oferecidos na arena serão dados pelos noivos aos convidados. 

1 comentários:

Eduarda disse...

Meu Deus,era o que eu tava precisando pra o meu trabalho de sociologia no colégio.Muito obrigada linda :D

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog