15 de jan. de 2011

Teoria da Conspiração

     Um dia desses assisti no Discovery Channel um programa sobre Teoria da Conspiração, e achei que seria um assunto bem interessante para falar no blog, mas para falar sobre alguma Teoria da Conspiração achei que deveria primeiro falar a vocês o que é Teoria da Conspiração, hoje mesmo vou escolher uma em particular e falo amanhã sobre ela com vocês, estou pensando na da morte do Paul McCartney ou da Princesa Diana.

     As teorias de conspiração nos dizem que um grupo de pessoas ou organizações conspirou para manipular um evento ou uma série de eventos, para alcançar os resultados que eles querem, mantendo  sempre segredo.
     Com o mundo cada vez menor graças à tecnologia moderna, as teorias de conspiração são espalhadas mais rapidamente do que antes. Há dezenas, ou talvez centenas de websites dedicadas a revelar conspirações sobre tudo, desde a morte da Princesa Diana até os verdadeiros construtores das pirâmides do Egito. 
     As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com ceticismo e por vezes ridicularizadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva. Seu foco é observar o comportamento coletivo das pessoas em todo o mundo, e até em locais que segundo a midia não existem, de modo a explicar eventos históricos ou atuais. Por este motivo, o termo é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de caracterizar uma dada crença como bizarra e falsa, cujo apoiante é considerado um excêntrico, ou um grupo de lunáticos.
     No final do século XX e inícios do XXI, as teorias da conspiração tornaram-se um lugar comum nos meios de comunicação, o que contribuiu para o conspiracionismo emergente enquanto fenômeno cultural. Acreditar em teorias da conspiração tornou-se, assim, num tema de interesse para sociólogos, psicólogos e de especialistas em folclore.
     Teorias da Conspiração são temas até de filmes, como podemos ver no filme 2012 em que o governo cria escondido da população, uma espécie de navios para salvar só os mais ricos do fim do mundo, e também no filme Anjos e Demônios, em que falam bastante sobre os Iluminatis, um grupo de pessoas que têm como objetivo governar todo o planeta e criar uma Nova Ordem Mundial, essa é uma das teorias da conspiração mais conhecidas de todas.
     Se estudarmos algumas teorias da conspiração, a verdadeira pergunta que fica é:

Será que nós somos paranóicos ou realmente acontecem coisas que não sabemos?

3 comentários:

Unknown disse...

eu gostaria de saber sobre a Área51

RafaCruz disse...

Oi Pedro, você já pode saber mais sobre a Área 51 no post que fiz ontem, no seguinte endereço:
http://rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com/2011/02/area-51.html

Milena Justa disse...

Estou com uma pagina no meu blog sobre isso!

http://beat-acelerado.blogspot.com/p/se-liga.html

Sempre que Fico encucada com algo eu posto lá!

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog