15 de abr. de 2011

Charlie Chaplin

     Se o Charlie Chaplin estivesse vivo, hoje ele faria 122 anos, mais que a pessoa mais velho viva. Então, farei uma homenagem a esse homem que foi um sucesso no cinema mudo.

     Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889, em um subúrbio de Londres. Sua mãe, Lili Harley, era atriz de comédia. Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles tinha menos de três anos.
     Um problema de laringe acabou com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. A primeira crise de Hannah ocorreu em 1894 quando ela estava cantando no "The Canteen", um teatro em Aldershot. Além de ser vaiada, Hannah foi gravemente ferida pelos objetos atirados pela platéia. Nos bastidores, ela chorava e argumentava com o seu gerente. Enquanto isso, com apenas cinco anos de idade, o pequeno Chaplin subiu sozinho ao palco e cantou uma música popular da época, Jack Jones.
     Os primeiros anos da vida de Chaplin se passaram em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou. Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro.
     Foi no estúdio Keystone onde Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido personagem: O Vagabundo (foto ao lado). O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro. Ele aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, e um chapéu-coco, carrega uma bengala de bambu, e possui um pequeno bigode-de-broxa. O público viu o personagem pela primeira vez no segundo filme de Chaplin, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de fevereiro de 1914. No entanto, ele já havia criado o visual do personagem para o filme Mabel's Strange Predicament, produzido alguns dias antes, porém lançado mais tarde, em 9 de fevereiro de 1914.
     Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha no período.
     O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador (1940), foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e o nazismo, e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin interpretou o papel de Adenoid Hynkel, ditador da "Tomânia", claramente baseado em Hitler e, atuando em um papel duplo, também interpretou um barbeiro judeu perseguido frequentemente por nazistas, o qual é fisicamente semelhante a O Vagabundo.
     Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo; ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente financiou seus próprios filmes. Chaplin, cujo quociente de inteligência era de 140, foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão americano Samuel Reshevsky.
     A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça, e foi enterrado no cemitério comunal.
     No dia 1 de março de 1978, seu cadáver foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-sur-Vevey, mas desta vez a família mandou fazer um tampão de concreto de 6 pés (1,80 metro) de espessura protegendo o caixão do cineasta, para evitar novos problemas. No mesmo cemitério, há uma estátua de Chaplin em sua homenagem.

36 comentários:

Unknown disse...

Apesar de não ter sido da minha época,é um grande mestre dos risos..."INESQUÉCIVEL"

Islede Araujo.

Unknown disse...

Era um artista de verdade, por isso até hoje tem fotos dele em qualquer livros de historia do ensino fundamental e médio, muito diferente dos artistas de hoje, fabricados pela mídia, que depois de 2 anos ninguem nem lembra mais o nome.

bobmarley45 disse...

eu tambem nacil no dia 16 de abril ... agora eu fico muito feliz de saber que eu fasso aniversario no mesmo dia que ele ....

Unknown disse...

E uma pena, que nao exista mais artistas como ele tudo que e cinema novelas hoje e tudo na base da luxuria... nao sou do tempo dele mais gostaria ... esses artistas de hoje me dao nojo... FABI

Tété disse...

Tive a sorte de, ainda em criança, poder assistir a algns dos seus filmes sempre com base no verdadeiro respeito e amor pelo próximo, criticando a falta de sentimentos com que muitas vezes a humanidade tende a revelar-se.
Não teve vida fácil, mas dela tirou as lições necessárias para ser um verdadeiro senhor.
De Lisboa, Bom fim de semana! Santa Páscoa !

Unknown disse...

Era uma pessoa linda...Gostaria que houvesse muito mais Chaplins no mundo...

Professor Marchelli Crispim disse...

Interessante descobrir pontos em comum com esse fenomeno do riso. Nasci tambem em 16 de abril, so que de 1977, ano de sua partida. Parabens a pessoa que levou alegria aos coracoes de muitos que so carregavam tristeza em seus cotidianos, numa epoca em que a miseria e a politica de guerra imperava.

Unknown disse...

ESTA HOMENAGEM FOI MUITO IMPORTANTE POIS ME FEZ CONHECER UM POUCO MAIS E VALORIZAR ESSE GRANDE CINEASTA.QUE NÃO PRECISOU DE PALAVRAS ,PARA PODER LEVANTAR INUMEROSAS PLATEIA , NESTE PALCO QUE É A VIDA.

Unknown disse...

Parabéns Rafa, uma bela biografia, que você apresenta para nós que conhecemos pouquíssimo do trabalho árduo de Chaplin.

benny esposito disse...

POUCOS ARTISTA SE PODEM COMPARAR A ELE!!!!!!!! HOJIE QUALQUERUM QUERES SE CHAMAR DE ARTISTA, MAS SERA' MESMO QUE E'?NAO! E` SOMENTE UM PACOTE PREPARADO NA FRENTE DE UMA CAMERA E MUITO BEM PAGO!..........

Unknown disse...

Que história belissima. parabéns pela homenagem.

Unknown disse...

COMO DISSE NOSSA COLEGA DE NÃO SER DA DESSA ÉPOCA MAS JÁ ASSISTI FILMES DELE SEMPRE QUE PASSA NA TV NÃO PERCO,E EU NÃO SABIA DO QI DELE POR ISSO ESA ADMIRAÇÃO POR ESE PERSONAGEM!!!!
ABRAÇOS!!!!

Unknown disse...

Descrever Chaplin não é fácil, nem tampouco difícl. Sua sensibilidade, seu carisma. O cinema mudo conseguia refletir em gestos, o que muitas palavras não conseguem, e seu conteúdo é tão rico, que supera muitos clássicos de outrora e até filmes atuais. Gostaria de tê-lo conhecido. Um talênto como poucos.

saudetecnologia.blogspot.com disse...

nao sou tao velho, mas como sempre amei cinema e tv desde pequeno, lembro perfeitamente de alguns filme que passavam na madruga. Na minha cabeças hoje lembro queram marvalhosos

Dou uma dica :

Apreveitem a internet hoje e vejam como bons filmes eram feitos com pouca tecnologia ou violençia.

Unknown disse...

Emocionante sua história de vida,ser lembrado por tantos anos não é para qualquer um; tem que ser o MELHOR MESMO.

Unknown disse...

Genebaldo, disse...

Realmente é um fenomeno, quem dera pudessemos viver na´época deste grande artista, mas, infelizmente ele se foi, mas, felizmente suas obras ficaram para encantar a todas as gerações. Justissima homenagem.

Unknown disse...

Sem sombra de duvidas, um dos mais completos artistas de todos os tempos...
Sou muito jovem, porém, já tive a oportunidade de ver vários filmes escritos, dirigidos e atuados por Chaplin. E um dos seus filmes que mais me chamou a atenção quando era muito pequeno, foi... TEMPOS MODERNOS.
Me divertia com suas atrapalhadas no longa e hoje posso perceber que Chaplin, de forma inteligente faz uma leve satira ao mundo estressante que nos encontramos devido ao sistema trabalhista e capitalista... Simplismente um mestre do Cinema... Feliz Aniversário Charlie Chaplin.

André Eduardo Gobetti

Unknown disse...

Sou Alexandre,
Eu posso dizer que tambem não sou do tempo desse ilustríssimo personagem e pessoa tambem, mas é bem merecido essa homenagem a um ícone importante do teatro

Mauro de Almeida - Iridologia disse...

Muito bom!!! Fantástica a sua trajetória de vida no descobrimento e desenvolvimento dos apelos que ele personificou como sendo do mais profundo de sua verdade.

Unknown disse...

Os filmes que ví com Chaplin, há muitos anos, junto com meu filhos, ainda pequenos, me mostravam um maravilhoso exemplo de vida a ser seguido. A gente não nunca esquece sua ternura e bondade com o próximo.Tenho certeza que influenciaram muito bem na formação pessoal e academica de meus filhos. São verdadeiras aulas de caráter, dignidade e bem viver. Na situação atual do mundo, deveriam adotar estes filmes para melhorar a formação e educação dos jovens, quando não se sabe mais o que ensinar. É muito bom saber mais sobre a vida de Chaplin. Obrigada pela postagem.

planet KID AUAUAUU disse...

eu pensava que o CHAPILN fosse americano nunca britânico, show de bola valeu Google

CHEGA DE TEORIAS...VAMOS PARA À PRÁTICA! disse...

Muito obrigada pelas informações e por lembrar desse querido "palhaço" que marcou tanto sua época e vive entre os dias de hoje graças a iniciativas como estas. valeu!!!

Anônimo disse...

É pena que hoje em dia quase não assistimos a filmes antigos, seria uma oportunidade das crianças conhecerem esse maravilhos ator que nos brindou com tantos filmes lindos, parabéns Charles Chaplin!!!

dulce disse...

magnifico. curti alguns filmes; uma homenagem realmente merecida os jovens deveriam ter uma nova oportunidade de apreciar seus filmes,

Marco Aparecido Carvalho disse...

Este é e, será muito difícil, aparecer outro Chaplin. Dizem que ninguém é insubstituível mas, no caso dele, é sim. Semple pregou e lutou pela paz. Eu acho que Deus colocou no mundo um anjo, com a missão de combater um ser das trevas que usava a de violência para ter a atenção de todos (Hitler), que por sinal, nasceu no mesmo ano. E ele combateu sem guerras. usando armas infalíveis; o amor, o humor e a alegria.
Parabéns Chaplin que, com certeza, continua alegrando os céus. Parabéns Rafa pela homenagem.
Marco Aparecido Carvalho - SP - SP

Unknown disse...

com a inteligencia acima da média para época este homem de humor brilhante disse:

(veja mais acesse: www.inspiracao.net/227210 ou www.rapidanet.com.br)

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara pra faculdade. Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando... E termina tudo com um ótimo orgasmo!!! Não seria perfeito?"
Charles Chaplin

Unknown disse...

SIMPLESMENTE UM GÊNIO.

Unknown disse...

eu adora ele e de mais

Unknown disse...

olha sempre quando tem tempo eu vejo os filme dele adoro

Unknown disse...

Assistir vários filmes deste grande comédiante muito lindo e bem feito pena que não era colorido mas como também conheci a tv em preto e branco hoje eu entendo.
Leia o livro a mafia verde e entenda um pouco de Roraima antes que seja tarde demais.

Luiz Carlos Boa Vista-Roraima-Brasil

Unknown disse...

sinplesmente maravilhoso , deveria pelo menos ser imitado nos dias de hoje , aonde os diretores de novelas e filmes so pensam em violen;ia sexo e luxuria , quantas saldades , que DEUS O TENHA

Patricia disse...

Isso de dizer "não é do meu tempo" é pura bobagem! TUDO é do nosso tempo, se tivermos conhecimento. Então vou dizer que não conheço Colombo porque não é do meu tempo? Ou esta frase é levada em puro tom de brincadeira, ou é de muito mau gosto ser citada. Cinema é cultura, assim como música, pintura,etc.

Reinaldo Oliveira disse...

Achei esse blog por acasao, após o redirecionamento que a página faz ao fim do vídeo do google. não sabia praticamente nada sobre chaplin, porém, agora o admiro não só como um gênio da sétima arte, mas também como ser humano.

Unknown disse...

ele foi rei do cinema mudo.eu ja assistir filmes dele e e muito bom.eu sei que não sou da epoca dele que naci em 2000 mais os filmes dele e muito legal e gosto de ver coisas antigas!!!...

Unknown disse...

Uma pessoa que tinham todos os motivos para se tornar mais um personagens da escória da marginalidade e no entanto surpreendentemente transformou-se no rebento da arte revolucionária do cinema mudo mundial.Parabéns a Chaplin e ao google pela maravilhosa homenagem. Pessoas assim realmente têm que ser imortalizadas.

Anônimo disse...

As the stageѕ woгsеn, the patient will
bе unablе to recognize уouг face аnd who уou are and they will not
κnоw what yeaг thеy аre in or whегe
they are.. The recоvery гate of dаmaged muѕсlеs is veгy high.

Тhe dіgеstіve and circulatorу ѕystеms аre impгovеԁ, getting
blood flowing through thе boԁу.
It wοrks on soгe & tired muscleѕ
аs a tool tο prevent injuries. Apply thе oіl or crеam in circular movements on thе bгeast with the dіrеction going fгοm
the centеr of thе сhest to the unԁeraгm areа?
?? With ѕo mаny massаge tуpes
oг mоdalities out therе, іt
сan bе overwhelming trying to figure out which οnе iѕ гight fог you.

.. Regular massagеs сan сοntribute to a healthіer immune ѕystem?
?? Ϲ - pегsоn panics аnԁ aсtѕ
out of charасteг аnd behaves iгratiоnally.


Have a look аt mу site ... erotic massage in London
Also see my site > tantric massage in London providers

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog