31 de mai. de 2011

Canguru

Ontem encontrei aqui em casa um livro sobre cangurus que eu adorava quando era menorzinha, e achei tão legal relembrar aquela história. Por isso, tive a ideia de falar sobre cangurus hoje.
     O canguru é um mamífero, pertencente à família dos Macropopídeos e à ordem dos marsupiais, que habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. O nome canguru tem sua origem numa língua australiana e quer dizer "não sei". Os cangurus são o símbolo da Austrália.
     Existem diversos tipos de cangurus. No primeiro grupo encontramos os grandes cangurus, dentre os quais podemos destacar o canguru gigante, ou canguru cinza e o canguru vermelho, estas são as duas espécies mais conhecidas. Há outra espécie, um pouco menor, com cores mais brilhantes chamados wallabies e o canguru arborícola, e também os ratos-canguru, animais menores que lembram ratos. O terceiro grupo é formado pelo rato-almiscarado-marsupial, animal também parecido com um rato e que tem um rabo escamoso e sem pêlos.
     Entre as maiores espécies, o macho atinge a altura de 1,5 m, e a fêmea é de menor estatura. Todos os membros desse grupo distinguem-se pela presença na fêmea de uma bolsa marsupial aberta na frente, com quatro tetas no interior, das quais duas dão leite continuamente.
     Os cangurus tem as orelhas grandes e móveis, as patas posteriores longas e robustas e as extremidades anteriores curtas. A cauda é grande e musculosa e o animal costuma usá-la como apoio quando caminha ou está sentado ou, ainda, como instrumento de equilíbrio quando salta.
     O que difere o canguru dos outros marsupiais são seus pulas: na hora do salto, os cangurus são capazes de associar o movimento do rabo com o das patas, para obter um maior deslocamento. Quando saltam podem atingir até 5 metros de distância. 

1 comentários:

Any Brasil disse...

esse animal é uma graça.
adorei o post.
trendluxo.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog