23 de mai. de 2011

Origem do Mundo versão dos Antigos Egípcios

Gente, ontem a Melissa veio aqui e a gente fez tanta coisa que nem deu tempo de postar, foi beem legal. Mas aqui estou eu para lhes falar sobre outra história interessantíssima dos antigos egípcios sobre a criação do mundo.
     A religiosidade no antigo Egito baseava-se na crença em vários deuses e, por isso, era politeísta. Os diversos deuses podiam ser representados com formas humanas e de animais, pois estes possuíam certas qualidades que os tornavam divinos para os egípcios.
     Os egípcios acreditavam que no princípio existia o Nun, que era a divindade que personificava as "águas primordiais", a divindade egípcia mais velha e mais sábia de todas. Representavam Nun como um homem barbado, com uma pena na cabeça e segurando um cajado.
     Nesse abismo líquido Atum se escondia em um botão de Lótus. Atum é o deus que protagoniza o mito da criação, e está representado na imagem ao lado. O seu nome egípcio era Itemu, o que significa “totalidade” ou “estar completo”, também podia ser representado por uma serpente ou usando as duas coroas (a do Alto e a do Baixo Egipto), e era o rei de todos os deuses.
     Um dia, sem que se contasse, Atum apareceu sobre o Caos como Rá (Sol) e criou dois filhos também divinos. Um era Chu ou Shu e o outro, uma deusa, era Tefnet.
     Shu era o deus do ar seco e da luz do sol, foi ele que separou o céu da terra e era o responsável pela vida, pois era deus da luz do dia. Representava-se como um homem que usava uma grande pluma de avestruz na cabeça. Acreditava-se que afastava a fome dos mortos.
     Tefnet era irmã e esposa de Shu e surgiu de um vómito de Atum. Era a deusa da humidade e das nuvens e o símbolo das dádivas e da generosidade. Retratavam-na, às vezes, com cabeça de leoa, o que indicava poder. Sobre a cabeça usava o disco solar e uma serpente, a serpente Uraeus. Enquanto seu irmão e marido Shu afastava a fome dos mortos, ela afastava a sede. O casal gerou dois filhos, Geb e Nut.
     Geb (imagem ao lado) era o deus egípcio da terra, responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. Também era considerado deus da morte, porque se acreditava que ele prendia os espíritos maus, impedindo-os de ir para o céu. Era representado com as cores verde (a vida) e preto (a lama fértil do Nilo), usando uma pluma e chifres em forma de aríete. Nas pinturas, surgia com um ganso sobre a cabeça.
     Nut era a deusa do céu que acolhia os mortos no seu reino. Casou com Geb, seu irmão e geraram as deusas Ísis e Néftis e os deuses Osíris e Seth. Nut era representada, muitas vezes, com a forma de uma vaca, pois dizia-se que tinha sofrido espontaneamente uma metamorfose. Outras vezes, o seu corpo aparece alongado, coberto por estrelas, formando o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. O dia vinte e cinco de fevereiro foi consagrado a esta deusa.
     E depois da criação desses deuses, eles continuaram o mundo.

4 comentários:

Any Brasil disse...

oiee, já tô seguindo seu outro blog, ele é tudo. vou tá lá sempre.
trendluxo.blogspot.com

Bruno Teixeira disse...

ADOREI A MATERIA!
APESAR DE NÃO ACREDITAR NOS EGIPCIOS... RSRS
ABRÇS
BRUNO JP TEIXEIRA
O PORTUGA

Dalva Caroline disse...

aaaaaaaa Continua rafa a história ADORO o antigo egito! bjs , Dalva


Vidadegarota-dalva.blogspot.com

Divã das Baforetes disse...

ai amodoro cultura egipcia! e tem promoção lá no blog! esperamos vc =D bjbj da Telma

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog