13 de out. de 2011

Os 35 camelos

Ano passado tive aulas com o professor Elton, um dos melhores professores de matemática que já tive, e ontem ele me procurou dizendo que tinha aberto um site e pedindo que eu o divulgasse, por isso decidi falar sobre algo envolvendo matemática hoje e divulgar esse meu professor tão querido. Então,  por favor, visitem o site dele clicando nesse link: Clickexatas.
     Esse é mais um problema do livro O Homem que Calculava. Beremiz, o matemático, estava andando pelo deserto quando encontrou três homens e um deles lhe disse:
     "Somos irmão e recebemos, como herança, esses 35 camelos. Segunda a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir dessa forma 35 camela e a cada partilha proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça parte e a nona parte de 35 também não são exatas?"

     Você consegue resolver esse problema? Clique em leia mais para ver a solução.


     O Homem que Calculava acrescentou aos 35 cavalos o camelo que havia com ele, totalizando, assim, 36 camelos. E assim separou metade dos camelos para o irmão mais velho, que ficou, portanto, com 18 animais, em vez dos 17 e meio que ficaria.  O irmão do meio, que deveria ficar com 11 camelos e pouco, ficou com a terça parte de 36 que é 12. E o mais novo que ficaria com três e tantos camelos, que é a nona parte de 35, ficou com quatro desses animais.
     Mas essa divisão, apesar dos visíveis lucros que cada irmão teve, ainda fez com que sobrassem camelos, pois 18 + 12 + 4 = 24, fazendo com que Beremiz e seu companheiro ficassem com dois camelos para continuar sua viagem, como pagamento por terem solucionado o problema dos três irmãos.

Não esqueçam de visitar o site Clickexatas

7 comentários:

Marcinha disse...

o cara nem é bobo não, ajudou mas quis recompensa. Nossa eu só li pq não vi nenhuma equação kkk' odeio matemática u.u beijos
TDiaryofteens.blogspot.com

Louca Mistura disse...

Tinha esse texto na minha apostila de matemática, eu entendi como fazia já que mostrava a solução, mas se fosse para mim fazer isso, eu com certeza erraria! kkkkkkkk
Beijos
blogloucamistura.blogspot.com

Thiago de França Amorim disse...

Olá Rafa!
Já li esse livro e, apesar de não me dar muito bem com cálculos, o adorei.
Grande abraço e parabéns pelo blog.

- Thiago Amorim

thiagof-amorim.blogspot.com

Elton disse...

Parabéns Rafa, você está de parabéns!
Você é uma excelente aluna, uma pena termos perdido você aqui!
Abraço e obrigado,
Elton

Edu disse...

Hey, Girl! Vc acaba de ganhar o "DOUBLE FANTASY" remasterizado, zerado e lacrado do Baú do Edu! Parabéns! Bjos!!!

Meninas da Liberdade disse...

Super interessante! Gostei.

Talita,
Blog / Twitter

TRodrigues disse...

gostei do livro .
perfeitinha-blog.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog